MARO está na final do Festival da Eurovisão. 'Saudade, Saudade', que a artista lisboeta interpretou na primeira semifinal do evento, esta terça-feira, em Turim (Itália), foi uma das 10 canções apuradas entre as 17 a concurso nesta eliminatória, conquistando lugar na gala decisiva do próximo sábado.
A canção portuguesa foi a 10ª a apresentar-se na noite de Turim. Atuando no centro do palco, o sexteto de vozes liderado por MARO (Beatriz Fonseca, Beatriz Pessoa, Carolina Leite, Diana Castro e Milhanas) interpretou de forma segura e sem falhas uma canção que assenta no equilíbrio entre harmonias vocais e o ritmo suave, com aparato visual contido e a palavra 'Saudade' em pano de fundo.
Numa cerimónia que teve os conhecidos Laura Pausini e no britânico Mika entre o trio de apresentadores, o menu competitivo foi variado: pop/funk da Letónia (não apurado), baladas vindas da Suíça e dos Países Baixos (ambos na final), hard rock típico dos anos 80 da Bulgária (de fora), folclore e rock and roll de mãos dadas na Moldávia (que começaram com o grito de guerra dos Ramones, "Hey Ho, Let's Go" e passaram à final) e hip-hop com influências do folclore local da Ucrânia. Os Kalush Orchestra, amplamente favoritos à vitória de acordo com as casas de apostas, foram os mais aplaudidos da noite e terminaram a atuação a agradecer o apoio ao país na sequência da invasão russa, tendo sem surpresas sido uma das 10 nações apuradas para a final.
Houve ainda lugar para as cores jazzy da Lituânia (que terá direito a reprise na final), pop eletrónica da Áustria (sem a mesma sorte) ou folk expansiva da Arménia (classificado), disco sound da Eslovénia (sem sucesso), pop espectral da Islândia ou épica da Grécia e dance-pop descarado da Noruega (trio de apurados). Findo o desfile das canções a concurso, e já com o televoto aberto, destacou-se um medley de homenagem à pop eletrónica italiana, de Giorgio Moroder aos Goblin, de Robert Miles aos Eiffel 65. De forma breve, as canções de França ('Fulenn', dos Alvan & Ahez) e Itália ('Brividi', do duo Mahmood & Blanco), países que fazem parte dos 5 que têm sempre entrada direta na final (sendo Espanha, Reino Unido e Alemanha os restantes), foram apresentadas ao público imediatamente antes das grandes decisões.
Ponderado o televoto e as votações dos júris nacionais, cujos dados só serão revelados após a final de sábado, foram estas as 10 canções apuradas, desvendadas de forma aleatória:
Suíça: "Boys do Cry", Marius Bear
Arménia: "Snap", Rosa Linn
Islândia: "Med Haekkandi Sól", Systur
Lituânia: "Sentimentai", Monika Liu
Portugal: "Saudade, Saudade", MARO
Noruega: "Give That Wolf a Banana", Subwoolfer
Grécia: "Die Together", Amanda Georgiadi Tenfjord
Ucrânia: "Stefania", Kalush Orchestra
Moldávia: "Trenuletul", Zdob si Zdub & Advahov Brothers
Países Baixos: "De Diepte", S10
Os restantes finalistas serão apurados esta quinta-feira na segunda semifinal do certame. Na final de sábado juntam-se França, Alemanha, Espanha e Reino Unido e Itália, os “Big Five”, que têm sempre entrada direta na final.
Atualizado às 22h07 com a lista das canções apuradas para a final do Festival da Eurovisão