Blitz

Adolfo Luxúria Canibal: “A extrema-direita tanto está na Rússia como na Ucrânia. Isto é uma guerra entre duas extremas-direitas”

"O mais grave é que estamos entre duas forças políticas terríveis. Por um lado, a Rússia autoritária e ditatorial de Putin, com a intoxicação da população feita pelos media controlados pelo poder, e por outro uma sociedade que é tudo menos democrática." A análise de Adolfo Luxúria Canibal, dos Mão Morta, ao conflito na Ucrânia

ALEXANDRA TEOFILO/Porto Editora

Adolfo Luxúria Canibal, vocalista dos Mão Morta e escritor — autor, entre outros títulos, da recente novela gráfica "O Crespos" — esteve no Posto Emissor, podcast da BLITZ, para falar sobre as novidades no seio da sua banda, que incluem mexidas na formação e o lançamento de um máxi-single pelo projeto Esfera. A Guerra na Ucrânia e as recentes eleições presidenciais em França, onde já viveu, foram outros dos temas que comentou.

"O mais grave é que estamos entre duas forças políticas terríveis", afirma, referindo-se à guerra entre Rússia e Ucrânia. "Por um lado, a Rússia autoritária e ditatorial de Putin, com a intoxicação da população feita pelos media controlados pelo poder. Por outro, uma sociedade que é tudo menos democrática", diz, aludindo ao Batalhão Azov "e à forma como é integrado no exército [ucraniano]."

"A extrema-direita tanto está a Rússia, ligada ao poder, como na Ucrânia, também ligada ao poder. Isto não é uma guerra política tradicional, no sentido esquerda-direita. É uma guerra entre duas extremas-direitas", acredita.

Pode ouvir a resposta completa a partir dos 28m 05s.