Morreu Chris Bailey, vocalista de uma das mais emblemáticas bandas de punk rock da Austrália, os The Saints.
A notícia foi avançada pelo próprio grupo, através das redes sociais.
"O Chris viveu uma vida de poesia e de música, e partiu no sábado à noite", pode ler-se. As causas da sua morte do músico de 65 anos não foram anunciadas.
Nascido no Quénia, filho de pais irlandeses, Bailey formou os The Saints em 1973, inspirado por artistas como Little Richard, Elvis Presley ou os Stooges.
As primeiras atuações da banda, onde a velocidade de sobrepunha porventura ao talento, valeram-lhes várias comparações aos Ramones.
Em 1976, tornaram-se na primeira banda punk fora dos Estados Unidos ou do Reino Unido a editar um single, '(I'm) Stranded', que lhes valeu alguma atenção mediática. Entre 1977 e 1988, a banda lançou oito álbuns, distanciando-se progressivamente da matriz punk rock e aproximando-se do chamado rock alternativo.
A carreira discográfica dos The Saints terminou em 2012, com o lançamento do álbum "King of the Sun". Bailey editou, também, vários discos a solo.
Recorde 'Stranded' e 'Know Your Product', singles de 1977 e 1978, respectivamente.
Em 1986, a banda lançava o seu maior sucesso nas tabelas de vendas australianas, 'Just Like Fire Would', que em 2014 mereceria uma versão de estúdio por Bruce Springsteen.