Se já tem Cartão de Cidadão, então já pode autenticar-se no Portal das Finanças. Desta forma, deixa de ter a necessidade de pedir, guardar e introduzir a senha, bastando colocar o código PIN do seu Cartão de Cidadão e autorizar o Portal das Finanças a recolher o seu número de identificação fiscal.
Além disso, com o Cartão de Cidadão também passa a ter acesso ao site da Segurança Social Direta e a evitar longas horas à espera de ser atendido. Aqui pode aceder a informações pessoais como a consulta de dados de identificação pessoal, da carreira contributiva e do estado do processo de prestações familiares, como o subsídio de maternidade, doença ou desemprego.
Assim, a partir de agora, tratar de assuntos como alteração de morada, pedido de certificações online, pedidos de segundas vias da carta de condução, marcar consultas médicas, entre muitas outras, fica à distância de um clique.
A medida insere-se no programa Simplex 2010 e está disponível para os 3,5 milhões de portugueses que já possuem este tipo de identificação. Saiba o que pode fazer com o Cartão de Cidadão aqui.
Cartão de Cidadão dá acesso ao Portal das Finanças
Com o
Cartão de Cidadão passa a ter acesso ao
Portal das Finanças e à
Segurança Social Directa, dispensando as típicas senhas.
Rute Gonçalves Marques (www.expresso.pt)