ARQUIVO Leve as suas crianças

Novo espetáculo da Pé de Vento no Porto

Pedro Andrade

A companhia Pé de Vento apresenta, no Teatro da Vilarinha, no Porto, o espetáculo "História do Sábio Fechado na sua Biblioteca", que vivia isolado até ao dia em que alguém bateu à porta... (ver roteiro Norte e Centro).Este é apenas um exemplo das hipóteses apontadas pelo Expresso sobre onde poderá ir com as suas crianças. Veja aqui muitas outras alternativas, localizadas de norte a sul do país.

 

 

 

 

 

 

 

 

LISBOA E SUL

 

QUINTA DA REGALEIRA

Avenida Barbosa du Bocage, 5, Sintra

Tel. 219 106 650 e 938 109 644

Pinóquio O grupo de teatro Byfurcação apresenta na Quinta da Regaleira o espetáculo "As Aventuras de Pinóquio", uma inesquecível experiência de teatro de rua destinada a crianças a partir dos 6 anos e suas famílias. É oferecido a Gepeto um tronco de madeira, pelo qual logo se enamora. Trabalhando noite e dia, cuidando dele como se fosse um filho, Gepeto termina finalmente a sua grandiosa 'obra'. Mas esta marioneta revela-se mais que um 'pau mandado' e, com a sua personalidade impertinente e curiosa, vive as aventuras mais incríveis, sempre em busca do seu maior desejo - ser um menino de verdade. Sem obedecer ao 'pai' Gepeto, nem à sua própria consciência, Pinóquio descobre praticamente sozinho, as agruras da vida. O desejo de ser menino e de atingir o inalcançável são os pontos centrais deste espetáculo sobre o sonho da pequena marioneta de madeira. De 27 de abril até 26 de maio, aos sábados às 17h e aos domingos às 11h (o espetáculo não se realiza no dia 18 de maio). A partir de 1 de junho até 23 de junho, aos sábados às 17h e aos domingos às 11h e 17h. A partir de 28 de junho até 30 de agosto, às sextas às 17h, aos sábados às 17h e aos domingos às 11h e 17h. A partir de 31 de agosto até 29 de setembro, aos sábados às 17h e aos domingos às 11h e 17h (disponível para escolas e grupos, durante a semana, em horário a combinar, mediante marcação prévia). Ver mais informações em www.regaleira.pt ou em www.byfurcacao.pt.

MUSEU DA MARIONETA

Convento das Bernardas - Rua da Esperança, 146, Lisboa

Tel. 213 942 810

Oficina O museu propõe, no âmbito do programa "Manhãs Criativas - Oficinas em Família", a atividade "Em Abril, Águas Mil!" uma oficina para crianças a partir dos 6 anos acompanhadas por um adulto. Como diz o ditado, "em abril, águas mil." Por isto, para esta oficina, é melhor levar o chapéu-de-chuva. Com ele, os jovens vão viajar no universo das marionetas de sombra e criar um espetáculo bem original. No dia 28 de abril, às 10h30 às 12h30, mediante marcação. Ver mais informações em www.museudamarioneta.pt.

PALÁCIO FOZ

Praça dos Restauradores, s/n, Lisboa

Tel. 213 462 157 e 213 476 129

Cinema Sábados em Família, o programa de sessões de cinema da Cinemateca Júnior, exibe o filme "Piratas", de Roman Polanski, legendado em português. Eis um 'velho' antepassado do capitão Jack Sparrow e dos seus piratas das Caraíbas. Este truculento pirata de seu nome Reed (interpretado com grande graça pelo genial Walter Matthau) não combate fantasmas ou seres do outro mundo, mas sim um 'real' galeão espanhol que transporta um fabuloso tesouro. O filme tem constantes reviravoltas na ação sempre salpicadas de um violento humor sarcástico. No dia 27 de abril às 15h. Ver mais informações em www.cinemateca.pt/Cinemateca-Junior.aspx.

MUSEU DO ORIENTE

Avenida de Brasília, s/n, Lisboa

Tel. 213 585 299 e 213 585 200

Atividades O museu propõe duas atividades destinadas aos mais novos. A primeira, no âmbito do programa "Domingos em Família", vai comemorar o Dia da Mãe com a oficina "Um Elefante Como Presente?" destinada a crianças a partir dos 4 anos acompanhadas por adultos. Nesta oficina especial, os mais pequenos vão conhecer a história de D. Manuel I que, um dia, decidiu oferecer um elefante como presente. No final, também eles irão oferecer um pequeno elefante às suas mães, para usar num fio e atrair a sorte, segundo a tradição indiana. No dia 5 de maio, das 11h às 12h30. E a segunda é um curso de chinês para crianças. Depois do sucesso conhecido com as edições passadas da iniciativa, o museu organiza, até ao dia 22 de junho, mais um curso preparatório de chinês para crianças, que vai já na sétima edição. Completado o 1º módulo, as aulas decorrem nos dias 4, 11, 18, 25 de maio (2º módulo) e 1, 8, 15, 22 de junho (3º módulo). Direcionado para um público-alvo dos 7 aos 11 anos, o curso, dividido em três módulos, pretende cativar as crianças, através de uma abordagem lúdico-didática, para aquela que é a língua mais falada do mundo. Atenção: estas duas atividades exigem que seja feita marcação até ao dia 29 de abril. Ver mais informações em www.museudooriente.pt.

CASTELO DE SÃO JORGE

Rua de Santa Cruz, s/n, Lisboa

Tel. 218 800 620

Visita O castelo convida, no âmbito do programa "Visitas em Família", as crianças a partir dos 5 anos e os seus familiares, para uma visita de exploração do castelejo e do núcleo arqueológico, numa descoberta dos espaços, das personagens e das histórias. Esta visita visa estimular e aprofundar a sensibilidade e o respeito pelo património histórico enquanto valor cultural, através do conhecimento e compreensão dos vestígios do passado. É aconselhável fazer inscrição prévia. No dia 28 de abril às 11h. Ver mais informações em www.castelodesaojorge.pt.

TEATRO MARIA MATOS

Avenida Frei Miguel Contreiras, 52, Lisboa

Tel. 218 438 801

Dança O teatro propõe o espetáculo "Uma Nova Bailarina", para crianças a partir dos 8 anos, criado por Aldara Bizarro. "Uma Nova Bailarina" é um espetáculo sobre a democracia que remete para o papel de cada um na sociedade e para a consciência cívica, abordando, através da dança, de uma forma não convencional, e com muito humor, questões éticas e de valores base de construção pessoal e social. O público é convidado a pensar, escolher e decidir, através de questões que vão sendo colocadas pela bailarina, que age, como se o público nunca tivesse ouvido falar destas temáticas. Estes terão assim que tomar posições de cidadania, unindo-se, chegando a ter que se opor à bailarina, que por vezes, não tem um comportamento nada democrático. No dia 27 de abril às 16h30 e no dia 28 às 11h. Ver mais informações em www.teatromariamatos.pt.

PAVILHÃO DO CONHECIMENTO - CIÊNCIA VIVA

Alameda dos Oceanos, s/n, Lisboa

Tel. 218 917 104 e 218 917 166

Noites As Noites no Museu, um programa destinado às crianças dos 6 aos 10 anos, estão de volta ao Pavilhão do Conhecimento, carregadas de aventura numa verdadeira viagem pelo Cretácico. Ao ser apontada uma lanterna para a parede, a sombra do Tiranossauro Rex é assustadora. Mas onde será que ele se escondeu? E ao ser apontada a lanterna para o chão, são visíveis enormes pegadas. Quem passou por aqui? Depois de tantas emoções, os jovens vestem o pijama e estão prontos para ir à festa abanar o esqueleto. Muda-se a música e os jovens adormecem a ouvir histórias sobre dinossauros. E há tantas para contar. Nos dias 4 e 18 de maio, 1, 15, 22 e 29 de junho e 6, 13 e 20 de julho, das 19h30 dos sábados às 11h dos domingos. Atenção: para participar na atividade de cada uma destas datas, é necessário fazer inscrição com sete dias de antecedência. Ver mais informações em www.pavconhecimento.pt.

TEATRO RÁPIDO

Rua Serpa Pinto, 14, Lisboa

Tel. 213 479 138

Quimera O Teatro Rápido apresenta o espetáculo infantil "Quimera e o Fim do Mar", para crianças a partir dos 4 anos. Quimera é uma jovem peixa, curiosa e aventureira que procura descobrir onde acaba o mar. Durante a sua demanda questiona amigos, vizinhos e conhecidos do mar superficial e luminoso onde habita. Depois de muitos encontros e tentativas infrutíferas, Quimera encontra aliados únicos e extraordinários. Com a sua preciosa ajuda, mergulha num mundo desconhecido e assustador mas que se revela cheio de surpresas e magia. Nos dias 27 e 28 de abril às 11h30, 12h e 12h30. Ver mais informações em http://teatrorapido.blogspot.pt.

TEATRO BOCAGE

Rua Manuel Soares Guedes, 13-A, Lisboa

Tel. 912 449 909

História O Bocage leva à cena a peça de teatro infantil "A Alegre História de Portugal em 90 Minutos", para crianças a partir dos 6 anos. Inspirado pelo espírito aventureiro e heroico de povo português, presente em todos os acontecimentos que culminaram na construção do Reino de Portugal e na sua constituição posterior como país e Estado independente, o Bocage selecionou 75 personagens representativos da História de Portugal, num enredo e dinâmica imparáveis. Viriato, D. Afonso Henriques, D. Afonso III, D. Dinis, D. Afonso IV, D. Fernando, D. João I, D. Henrique, D. Duarte, D. João II, D. Sebastião, D. Afonso VI e D. João V são apenas alguns dos muitos heróis da História de Portugal destacadas na peça. Um apurado sentido de descoberta, o orgulho de ser português, uma coragem sem limites, muita determinação no desbravar de horizontes além-mar, na conquista de novas terras e no conhecimento de novos povos, ditam o mote desta divertida comédia, que agrada a público de todas as idades. Nos dias 25 e 27 de abril às 16h. Ver mais informações em www.teatrobocage.com.

TEATRO BOCAGE

Rua Manuel Soares Guedes, 13-A, Lisboa

Tel. 912 449 909

Profissões O Bocage leva à cena a peça de teatro infantil "O Professor Postiti - O Jogo das Profissões", para crianças a partir dos 4 anos. O professor Postiti faz-se acompanhar pelo seu bom amigo, o doutor Gramofone que com as suas músicas e sons transforma este espetáculo numa experiencia inesquecível. De uma forma divertida, os mais novos irão viajar com a ajuda da imaginação e de um calendário gigante que permitirá sentir, experimentar, brincar, rir dançar, cantar e que no final despertará a curiosidade para saber mais. Através de perguntas, mímica, teatralização de personagens, os jovens vão fazer uma viagem ao mundo das profissões. Um espetáculo interativo onde o palco é um jogo e as crianças têm o papel principal. No dia 28 de abril às 11h. Ver mais informações em www.teatrobocage.com.

ESPAÇO RIBEIRA

Rua da Ribeira Nova, 44, Lisboa

Tel. 915 078 572 e 210 964 851

Meninas A companhia Primeiros Sintomas apresenta o espetáculo "Arrepios", para crianças a partir dos 6 anos, baseado nos contos de Edgar Allan Poe e Oscar Wilde, onde as meninas Arrepios contam histórias de terror para os meninos. Mia, Marga e Mel. Três irmãs arrepiadas. Contam histórias noite dentro. Muitas delas assombradas. O pai era pintor. A mãe era bonita. Mas a história é de terror. A que envolve esta família. Corajosas atrevidas. Têm os seus rituais. No jardim constroem puzzles. Com os seus estranhos animais. No castelo há portas trancadas. Com segredos muito antigos. Mas as chaves estão enterradas. Em jazigos, em jazigos. Nos dias 27 e 28 de abril às 16h. Ver mais informações em http://www.primeiros-sintomas.com.

AUDITÓRIO DO ESPAÇO MONSANTO

Parque Florestal de Monsanto, Lisboa

Tel. 218 460 738 e 966 004 227

Teatro-circo A companhia de teatro-circo Trupilariante apresenta o espetáculo de teatro, circo e ópera, "O Livro de Magik", uma aventura na terra da magia, para crianças a partir dos 4 anos. O professor Barloff, um defensor da existência da magia, durante uma das suas palestras é desafiado pela professora Porkins, defensora das ciências da razão e que nega a existência da magia, a encontrar o Livro da Magik, um antigo tomo perdido que regista a história da magia ao longo dos tempos e que, como todos os objetos mágicos, foi ganhando poder com o passar dos anos. A recuperação deste poderoso livro, irá permitir, finalmente, a confirmação da história da magia através dos tempos. Este desafio vai levar o professor a viver uma grande aventura à procura do livro, uma aventura que se vai tornar ainda mais perigosa pois, sem o professor Barloff saber, também Maggott, um demónio preso numa outra dimensão, aproveita-se da pesquisa dos dois professores e envia o seu ajudante Reinfeld à procura do Livro de Magik para, com a ajuda deste, finalmente se libertar da dimensão escura e mal cheirosa onde foi aprisionado pela ordem dos guardiões do livro, invadir e reinar sobre todo o planeta Terra e transformar todos em formiguinhas. Este é um espetáculo que utiliza as artes circenses conjugadas com o teatro, a interatividade com o público, e a dança. Até ao dia 26 de maio, aos sábados e domingos às 16h (disponível para escolas e grupos, durante a semana, em horário a combinar, mediante marcação prévia). Ver mais informações em www.trupilariante.com.

TEATRO TURIM

Estrada de Benfica, 723A, Lisboa

Tel. 218 460 738 e 217 606 666

Maldição A companhia de teatro-circo Trupilariante apresenta o espetáculo "A Maldição do Imperador - Uma Aventura de Rodolfo e Rosita", para crianças a partir dos 4 anos. Finalmente Rodolfo vai terminar o seu curso de grande mágico e Rosita está toda contente pois vai ao baile de gala e já encomendou o vestido e tudo, mas nessa manhã quando chega à sala e vê a encomenda que a espera, não podia imaginar que aquela encomenda trazia o desaparecido tio do Rodolfo - Bonifácio da Silva - que inadvertidamente numa das suas escavações tinha libertado um grande vilão e precisa de ajuda para corrigir o grande disparate que tinha feito. Juntos partem numa grande aventura para salvar o mundo do malvado imperador mago Xu-Xufo Finh e da terrível maldição que transforma todos os seres vivos em pedra. Conseguirá Rosita salvar o mundo e chegar a horas ao baile? A resposta vai ser dada nesta aventura emocionante e cheia de peripécias. No dia 27 de abril às 16h. Ver mais informações em www.trupilariante.com.

TEATRO ARMANDO CORTEZ - CASA DO ARTISTA

Estrada da Pontinha, 7, Lisboa

Tel. 218 860 503 e 217 154 057

Flauta A companhia Teatro Infantil de Lisboa apresenta, no Teatro Armando Cortês, o espetáculo "A Flauta Mágica", uma nova versão teatral da ópera homónima de Wolfgang Amadeus Mozart, uma fábula sobre o amor, a amizade e a sabedoria, para crianças a partir dos 4 anos. Tamino e Papageno são dois amigos, prontos para deixar a adolescência e entrar na idade da razão e do amor. Tamino é corajoso e a aventura não lhe mete medo. Papageno, um simples e divertido passarinheiro, ingénuo e com o bom senso de uma eterna criança. São estes dois amigos, com personalidades tão diferentes, mas com um mesmo sonho, o de encontrar o amor e a felicidade, que juntos, e com a ajuda de outras personagens, de uma caixinha de música e da flauta mágica, vão conseguir enfrentar alguns perigos e sair vencedores de situações e provas inimagináveis. Até ao final de maio de 2013, aos sábados e domingos às 15h (disponível para escolas e grupos, às terças às 11h e de quarta a sexta às 11h e 15h, mediante marcação prévia). Ver mais informações em www.til-tl.com.

MUSEU DO COMBATENTE

Forte do Bom Sucesso - Jardim da Torre de Belém, Lisboa

Tel. 927 383 139 e 213 017 225

Armamento O museu apresenta a exposição temporária "Engenharia e Tecnologia Militar na Antiguidade - Catapultas e Máquinas de Cerco". Esta é uma exposição única, que aborda com pormenor as antigas máquinas de guerra, tal como a ciência e a arte aproveitadas na construção destes engenhos. É através da recriação à escala real de 23 máquinas e modelos que esta exposição transporta o visitante para o mundo da tecnologia militar na Antiguidade. A exposição é organizada por blocos históricos, fazendo-se especial referência às civilizações grega e romana, à Idade Média e ao tempo de Leonardo da Vinci (representando o Renascimento). A exposição conta ainda com diferentes objetos: reproduções de relevos e de peças arqueológicas, máquinas de calcular raízes cúbicas, mecanismos alternativos às molas de torção, projéteis e ilustrações de cercos representativos de diferentes períodos históricos. Até janeiro de 2014, todos os dias incluindo fins de semana e feriados, das 10h às 17h (de abril a setembro, das 10 às 18h). Ver mais informações em http://www.ligacombatentes.org.pt.

LISBON STORY CENTRE

Ala Nascente do Terreiro do Paço, 78-81, Lisboa

Tel. 210 998 597

Memória Uma viagem no tempo para conhecer a história da capital portuguesa, as peripécias dos seus heróis, episódios de lutas e conquistas, aventuras mas também destruição, é a sugestão do Lisboa Story Centre - Memórias da Cidade para os mais novos. Durante cerca de uma hora, os jovens vão percorrer vários séculos de história e espaços da Lisboa de outros tempos, passando a conhecer as grandes personagens que fizeram da cidade o que ela é hoje. A visita passa por seis núcleos - "Mitos e Realidades", "Cidade Global", "1 de Novembro de 1755, o Dia de Todos-os-Santos", "A Visão de Pombal", "A Praça: Política e Prazer" e "Lisboa Virtual". Neste último, miúdos e graúdos poderão ver, numa maqueta interativa do centro da capital portuguesa, os locais onde aconteceram os factos sobre os quais ouviram falar durante o percurso. A visita inclui o visionamento de um filme que mostra os efeitos devastadores do terramoto de 1755 que, devido ao seu realismo, fazem com que o espectador se sinta parte da ação, numa verdadeira experiência imersiva. Todos os dias do ano, das 10h às 20h. Ver mais informações em http://www.visitlisboa.com/getdoc/73269e86-6c3d-46a7-b9e9-01d19e9d7a93/NodeAliasPath.aspx.

PAVILHÃO DO CONHECIMENTO - CIÊNCIA VIVA

Alameda dos Oceanos, s/n, Lisboa

Tel. 218 917 100

Ciência O Pavilhão propõe aos jovens a nova exposição interativa "A Ciência que Muda o Mundo", que mostra diversas descobertas científicas revolucionárias do último século e a forma como influenciam a nossa vida, dos cuidados básicos de higiene até às aplicações tecnológicas da física quântica. Um mundo dominado por microorganismos sem os quais não conseguiríamos viver, um Universo em expansão, um planeta com recursos finitos e um cérebro que começa a revelar os seus mistérios são os quatro temas da mostra. A exposição é constituída por um Lounge Ciência e por quatro grandes áreas temáticas: A Vida e a Mente, Viver Melhor, O Sistema Terra e Para Além do Visível, abordando temas de Biologia, Psicologia, Sociologia, Geologia e Física, entre outros. Até julho de 2013, de terça a sexta das 10h às 18h e aos fins de semana e feriados das 11h às 19h (encerra às segundas-feiras e nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1 de janeiro). Ver mais informações em www.pavconhecimento.pt.

PAVILHÃO DO CONHECIMENTO - CIÊNCIA VIVA

Alameda dos Oceanos, s/n, Lisboa

Tel. 218 917 100

T.rex O Tiranossauro Rex foi um dos maiores carnívoros terrestres de todos os tempos. Mas o que se sabe realmente sobre ele? Terá vivido em Portugal? Era caçador ou necrófago? Teria escamas ou penas? Como era o mundo na altura em que viveram os dinossauros e o que causou a sua extinção? Será que desapareceram todos, ou ainda haverá dinossauros por aí? A nova exposição do Pavilhão do Conhecimento, "T.rex: Quando as Galinhas Tinham Dentes", concebida pelo Museu de História Natural de Londres, vai permitir recuar até ao final do período Cretácico, qualquer coisa como 66 milhões de anos. Tal como os verdadeiros paleontólogos, os jovens vão observar fósseis, analisar dados e comparar modelos de várias espécies de dinossauros. Os visitantes irão olhar nos olhos de um Tyrannosaurus Rex em tamanho real, com mais de cinco metros de comprimento, e assistir a cenas de enorme realismo com animais robotizados, tais como um T. Rex a alimentar-se de um Triceratops ou um Ankylosaurus a defender-se com a sua impressionante cauda. Os jovens poderão tocar num fóssil de pegada de saurópode, sentir como era a sua pele e conhecer um dos maiores e mais antigos ninhos de dinossauro do mundo, que pertenceu à espécie portuguesa Lourinhanosaurus. Até agosto de 2013, de terça a sexta das 10h às 18h e aos fins de semana e feriados das 11h às 19h (encerra às segundas). Ver mais informações em www.pavconhecimento.pt.

MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL E DA CIÊNCIA

Rua da Escola Politécnica, 56, Lisboa

Tel. 213 921 808 e 213 921 679

Jogos O museu oferece aos jovens uma exposição onde é possível aprender a utilizar jogos matemáticos com mais de mil anos! "Jogos Matemáticos Através dos Tempos" apresenta e interpreta 11 réplicas de elevadíssima qualidade dos jogos de tabuleiro mais antigos que se conhecem. Alguns desses jogos só existem em manuscritos antigos e foram construídos pela primeira vez para esta mostra. São individualmente explicados, quer do ponto de vista de regras, quer no que respeita ao contexto histórico e social de cada jogo. Os jogos são: Pentalfa (séc. IV a.C.), Stomachion (séc. III a.C.), Ludus Regularis (séc. X), Rithmomachia (séc. XI), Ludus Astronomorum (séc. XIII), Ludus Globi (séc. XV), Metromachia (séc. XVI), Ouranomachia (séc. XVI), Icosiano, duas versões (séc. XIX) e Hex (séc. XX). Em complemento às réplicas históricas, a mostra possui um espaço em que os visitantes podem jogar (sobretudo a dois) e divertir-se. Exposição permanente, de terça a sexta das 10h às 17h e aos sábados e domingos das 11h às 18h (encerra às segundas e feriados). Ver mais informações em www.mnhnc.ul.pt.

MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL E DA CIÊNCIA

Rua da Escola Politécnica, 58, Lisboa

Tel. 213 921 808 e 213 921 679

Terra O museu apresenta a exposição "A Aventura da Terra: um Planeta em Evolução". A mostra interativa começa pela origem do próprio Universo e acompanha a evolução do planeta ao longo dos últimos 4.600 milhões de anos, com relevo para os primeiros sinais de vida na Terra e a sua posterior diversificação. Até dezembro de 2012, de terça a sexta das 10h às 17h e aos sábados e domingos das 11h às 18h (encerra às segundas e feriados). Ver mais informações em www.mnhnc.ul.pt.

MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL E DA CIÊNCIA

Rua da Escola Politécnica, 56, Lisboa

Tel. 213 921 808 e 213 921 679

Dinossáurio O museu apresenta "Allosaurus: Um Dinossáurio, Dois Continentes?", uma mostra que percorre os passos de uma investigação científica em curso até à descoberta de fósseis de Allosaurus fragilis em Portugal, com painéis informativos, fotografias, ilustrações científicas e 16 réplicas de esqueletos ou crânios de diversas espécies de dinossáurios. Até dezembro de 2012, de terça a sexta das 10h às 17h e sábados e domingos das 11h às 18h (encerra às segundas e feriados). Ver mais informações em www.mnhnc.ul.pt.

JARDIM ZOOLÓGICO DE LISBOA

Estrada de Benfica, 160, Lisboa

Tel. 217 232 900 e 217 232 960

Sábados Os "Sábados Selvagens" do Jardim Zoológico, um programa que junta pais, crianças e jovens num dia divertido, estão agora disponíveis durante todo o ano. Anteriormente os "Sábados Selvagens" eram promovidos apenas entre março e novembro, mas o interesse e aprendizagem proporcionada aos participantes fizeram com que o Zoo estendesse a atividade ao resto do ano. Por isso, nada melhor do que reservar os fins de semana para o descanso e diversão em família no Jardim Zoológico e visitar a sua fauna: mais de 2000 animais de 360 espécies diferentes. O programa tem percursos temáticos sobre vários grupos de animais e ainda conversas com tratadores para desvendar segredos e conhecer os bastidores das várias espécies. Pretende-se que os "Sábados Selvagens" no Zoo se traduzam em momentos de alto teor lúdico-pedagógico para os mais pequenos, com a grande vantagem de descobrirem in loco, pela mão dos tratadores e treinadores do Jardim Zoológico um pouco mais sobre a vida animal. O principal objetivo do programa é despertar a curiosidade e o interesse pela natureza junto das crianças e da sua família. Os participantes têm a oportunidade de visitar alguns bastidores e fazer vários percursos temáticos, onde podem contactar diretamente com os seus animais favoritos. O Reptilário, a Ilha dos Lémures, a Baía dos Golfinhos e o Bosque Encantado são paragens obrigatórias que todos vão ficar a conhecer. Destinado a crianças e jovens a partir dos 4 anos, acompanhadas pelos seus encarregados de educação, o programa educativo do Centro Pedagógico procura fomentar o interesse pela natureza e pela descoberta das maravilhas do reino animal, sempre de forma divertida. Atividade permanente, todos os sábados das 10h às 16h30. Ver mais informações em www.zoo.pt.

CASTELO DE SÃO JORGE

Rua de Santa Cruz, s/n, Lisboa

Tel. 218 800 620

Visita O Castelo de São Jorge oferece às famílias o programa "À Descoberta do Castelo", uma visita orientada ao castelejo e aos núcleos arqueológico e museológico, que proporciona uma leitura e uma relação de proximidade do visitante com o património e a história do Castelo de São Jorge, descodificando os espaços e relacionando-os com as vivências de outrora. Todos os dias às 16h. Além deste, o castelo oferece também o programa "Lisboa Vista ao Espelho", uma observação comentada dos monumentos e zonas emblemáticas de Lisboa, com destaque para diferentes olhares da cidade histórica e da cidade contemporânea, através da visão das imagens captadas em tempo real pelo periscópio e refletidas num espelho. Todos os dias, a cada meia hora, entre as 10h e as 17h. Estes dois programas são gratuitos e só não se realizam nos dias 24 e 25 de dezembro, 1 de janeiro e 1 de maio. Ver mais informações em www.castelodesaojorge.pt.

LITTLECHEF

Avenida Maria Helena Vieira da Silva, 46 A, Lumiar - Lisboa

Tel. 914 333 385 e 967 191 071

Culinária A cozinha não serve só para preparar comida. É também um espaço privilegiado para conversar, brincar e aprender, do qual as crianças não podem ser afastadas. E isto acontece na LittleChef, uma escola de culinária para crianças dos 3 aos 12 anos, com conteúdos pedagógicos apropriados, além de jogos e atividades sempre diferentes e originais. As aulas abordam, por exemplo, as Artes (moldar, decorar), ou História e Geografia (origem cultural dos alimentos, culinária do mundo), tendo também Ciência à mistura e, claro, Matemática, já que um bolo de chocolate ajuda a compreender as frações. Nestas aulas, as crianças aprendem a preparar receitas e depois degustam o que cozinharam. Aos sábados e domingos, das 10h às 19h. A escola de culinária também realiza workshops para pais e filhos, onde as famílias passam uma manhã de sábado completamente diferente a preparar refeições deliciosas. Além disto, a escola possibilita às crianças virem fazer a festa de anos nas suas instalações, aos sábados e domingos. A LittleChef proporciona também atividades para escolas e grupos organizados durante a semana. Todas estas propostas exigem marcação prévia. Ver mais informações em www.littlechef.pt.

CHAPITÔ

Costa do Castelo, 1/7, Lisboa

Tel. 218 855 550

Ateliês Os Cursos de Fim de Tarde do Chapitô propõem aos jovens atividades destinadas a desenvolver as capacidades cognitivas e motoras das crianças dos 4 aos 12 anos através de ateliês de circo e capoeira, realizados com a garantia de totais condições de segurança. Estes cursos têm a duração de um ano letivo e culminam com uma apresentação pública a decorrer no Chapitô no final do mês de junho de 2012. O Ateliê de Circo ensina as artes circenses através de jogos lúdicos com trapézios, traves, liras, bolas de malabarismo, rodas, cambalhotas e de muita brincadeira, que vão colocar um sorriso no rosto de cada criança e criar um mundo de fantasia. Todas as segundas-feiras das 18h às 19h. E o Ateliê de Capoeira ensina esta manifestação cultural afro-brasileira que envolve a dança, a arte marcial, filosofia, desporto e educação, com acompanhamento musical e movimentos acrobáticos de grande poder relaxante e anti-stress. Todas as quintas-feiras das 18h às 19h. Ver mais informações em www.chapito.org.

CENTRO CULTURAL MALAPOSTA

Rua Angola s/n, Olival Basto - Odivelas

Tel. 219 383 100

Bela O Serviço Educativo do Centro Cultural Malaposta apresenta o espetáculo de teatro para a infância "A Bela Adormecida". A peça conta a história da princesa Aurora, adormecida durante 100 anos, após os quais desperta, para a seu tempo encontrar a felicidade. No dia do seu nascimento, os reis abrem os portões do jardim do palácio ao povo, para com eles festejarem o feliz e tão desejado acontecimento. No meio da alegria, e enquanto se aguarda a chegada das fadas-madrinhas, rei e rainha convidam o povo a cantar e a dançar (ou seja, os atores encorajam o público a participar nos festejos). Mas após a entrada das três fadas-madrinhas, aparece inesperadamente uma outra fada e mostra o seu ressentimento por não ter sido convidada, prevendo para a bela princesinha um sono eterno, no dia em que completar 15 anos. Os reis, desesperados e ao mesmo tempo receosos de que aquela fada possa voltar com outras maldades, escondem a bela Aurora na casa de uma velha ama, mulher de confiança e que vive numa aldeia, longe do palácio real. Quinze anos passados, a princesa Aurora regressa ao seu lar, para festejar o dia do seu aniversário ao lado dos pais. É então que a mal-fadada profecia acontece mesmo, e a princesa cai num sono profundo do qual só despertará ao fim de 100 anos. Mas este é apenas o fio condutor da história, já que desde o dia do nascimento da princesa Aurora, até ao desejado fim feliz, muitas outras surpresas surgirão, numa peça cheia de magia, humor e lindas canções. Até julho de 2013, aos sábados às 16h e aos domingos às 11h (para escolas, de terça a sexta, às 10h30 e 14h30, mediante marcação prévia). Ver mais informações em http://www.malaposta.pt.

MUSEU DO BRINQUEDO

Rua Visconde de Monserrate, 26, Sintra

Tel. 219 242 171

Brindes O museu apresenta uma nova mostra no salão de exposições temporárias. Esta exposição não temática inclui diversas peças com brindes promocionais do início do século XX, como uma caixa de furos dos chocolates Regina; brinquedos artesanais, Lego, Playmobil, jogos, livros e um carrossel em madeira concebido pelo artista plástico português António Alfredo. Até ao dia 15 de setembro, de terça a domingo (incluindo feriados), das 10h às 18h (encerra nos dias 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro). Ver mais informações em www.museu-do-brinquedo.pt.

MUSEU DO BRINQUEDO

Rua Visconde de Monserrate, 26, Sintra

Tel. 219 242 171

Brincadeiras O museu está a comemorar 15 anos de instalação no seu atual local, o edifício do antigo quartel de bombeiros, na Vila de Sintra. Mais de 750 mil pessoas já visitaram este espaço. No âmbito dessa comemoração, mostra em pormenor 15 dos 60 mil brinquedos expostos do seu acervo e a eles dedica uma atividade especial. Cada um destes 15 brinquedos vai dar origem a uma brincadeira diferente e o museu lança um desafio a todos os jovens: venha participar nelas! Até ao dia 13 de novembro de 2013, de terça a domingo (incluindo feriados), das 10h às 18h (encerra nos dias 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro). Ver mais informações em www.museu-do-brinquedo.pt.

MUSEU DA CIDADE

Praça João Raimundo, s/n, Almada

Tel. 212 734 030

Brinquedos O museu apresenta a exposição "Brincadeiras dos Nossos Avós". Centrada nas memórias da infância e no seu universo lúdico, a mostra convida os visitantes a recuar a um tempo anterior à massificação do brinquedo, onde a criatividade, a preciosidade do objeto, e, na maior parte das vezes, a invenção do próprio brinquedo eram os grandes aliados do brincar. Nesta exposição, almadenses anónimos partilham canções e lengalengas, histórias de brincadeiras e narrativas de aventuras enquadradas por antigos brinquedos. Carrinhos de rolamentos, bonecas de pano e de celuloide, brinquedos em pasta de papel, folha ou madeira e papagaios de cana são alguns dos objetos apresentados, cedências de almadenses e do Museu do Brinquedo de Sintra, que evocam memórias, técnicas de construção e saberes centenários. O museu tem também uma programação especial para os mais pequenos, sujeita a marcação prévia. Até ao dia 26 de maio, de terça a sábado (salvo feriados), das 10h às 13h e das 14h às 18h. Ver mais informações em http://www.m-almada.pt/museus.

CINEMA CHARLOT - AUDITÓRIO MUNICIPAL

Rua Dr. António Manuel Gamito, 11, Setúbal

Tel. 919 080 629 e 968 984 829

Aventuras A companhia Teatro sem Pés nem Cabeça apresenta, no Cinema Charlot - Auditório Municipal, o espetáculo "As Aventuras e Desventuras do Capitão Ventura e do seu Criado Gijon", uma comédia que conta uma história de amor, valentia e muitas peripécias, onde se misturam personagens de várias histórias tradicionais do universo infantil. No dia em que o Capitão Ventura decide ir ao palácio da princesa Inês pedi-la em casamento recebe a notícia de que ela tinha sido raptada pelo malvado Renanor, o qual vive na floresta assombrada. Corajoso como é, o capitão decide de imediato partir com o seu criado Gijon em direção ao castelo do Renanor para salvar a sua amada. Conseguirá o valente capitão enfrentar monstros, lobos, duendes e demais perigos de uma floresta assombrada, e chegar ao castelo para salvar a sua amada? Nos dias 28 de abril e 5 de maio às 11h. Ver mais informações em http://www.facebook.com/pages/Teatro-sem-P%C3%A9s-nem-Cabe%C3%A7a/128058284036279.

 

 

NORTE E CENTRO

 

TEATRO DA VILARINHA

Rua da Vilarinha, 1386, Porto

Tel. 226 108 924

Sábio A companhia de teatro Pé de Vento leva à cena a peça "História do Sábio Fechado na sua Biblioteca", para crianças a partir dos 6 anos. Era uma vez um sábio que tinha lido todos os livros e sabia tudo. Nada do que existia, e mesmo do que não existia, tinha para si segredos. Sabia quantas estrelas há no céu e quantos dias tem o mundo. Conversava com os animais e com as plantas e conhecia o passado, o presente e o futuro. Como sabia todas as coisas e não tinha nada para saber e conhecer, a sua vida era muito triste e desinteressante. Era uma vida sem espanto. Às vezes apetecia ao Sábio não saber qualquer coisa, poder perguntar a alguém qualquer coisa que não soubesse. Mas vivia fechado na sua biblioteca e não tinha ninguém a quem perguntar nada. Até que, um dia, bateu à porta da biblioteca um estrangeiro. O sábio abriu-lhe a porta e... De 27 de abril até ao dia 19 de maio, aos sábados às 16h e 21h30 e aos domingos às 16h (disponível para escolas e grupos, até ao dia 24 de maio, de terça a sexta, às 11h e às 15h, mediante marcação prévia, com outros horários a combinar) Ver mais informações em www.pedevento.pt.

TEATRO DO CAMPO ALEGRE

Rua das Estrelas, s/n, Porto

Tel. 226 063 000

Ilustração O Serviço Educativo do Teatro do Campo Alegre propõe o workshop de ilustração para toda a família "Ó! Ilustração". Neste workshop pretende-se explorar e desenvolver as capacidades dos participantes na área da ilustração, com uma forte componente prática, de uma forma interativa e dinâmica. Mediante um texto, uma imagem ou até mesmo o seu próprio imaginário, na oficina permitirá ilustrar através da forma, da cor e de alguns materiais, aplicando técnicas como a grafite, o lápis de cor, o marcador, a aguarela, a colagem e a técnica mista. O workshop decorre em simultâneo, em diferentes espaços, consoante as faixas etárias dos participantes. No final todos se reunirão para uma breve apresentação e discussão coletiva dos trabalhos desenvolvidos. Estas propostas são dirigidas a quem pretende iniciar-se na área da ilustração, ou simplesmente a quem deseja experimentar e satisfazer a sua curiosidade, num primeiro contacto com técnicas e materiais. No dia 11 de maio, das 14h30 às 18h30. Atenção: para participar neste workshop, é necessário fazer marcação até ao dia 3 de maio. Ver mais informações em http://seducativo-tca.blogspot.com.

FUNDAÇÃO DE SERRALVES

Rua D. João de Castro, 210, Porto

Tel. 226 156 500

Oficina O Serviço Educativo da fundação, no âmbito do programa Famílias em Serralves 2013, oferece aos mais novos a oficina "Uma Linha para os Teus Sentimentos Estéticos (Alberto Carneiro)". Depois de uma conversa sobre o trabalho de Alberto Carneiro, os participantes vão ser convidados a observar e explorar sensorialmente a natureza, num processo de autodescoberta e construção de uma estética, na relação do grupo família com os elementos naturais, tendo em conta a ideia de que "uma nuvem, uma árvore, uma flor, um punhado de terra situam-se no mesmo plano estético em que nos movemos" (Alberto Carneiro). A partir da frase "uma linha para os teus sentimentos estéticos", também de Alberto Carneiro, farão uma intervenção no espaço da clareira, desenhando as 'linhas' com elementos naturais. No dia 28 de abril das 10h às 13h (funcionamento contínuo; entrada e participação gratuitas). Ver mais informações em www.serralves.pt.

MUSEU NACIONAL DA IMPRENSA

Estrada Nacional 108, nº 206, Porto

Tel. 225 304 966 e 225 300 648

Oficinas O museu oferece aos mais novos várias oficinas permanentes e outras atividades, das quais destacamos duas que decorrem no mesmo horário. Uma delas é "Do Papel à Impressão: Oficinas de Reciclagem", para crianças dos 4 aos 14 anos, onde os participantes reciclam manualmente papel velho, adicionando-lhe pétalas, folhas secas e outros materiais, transformando-o de novo em papel utilizável. Os papéis obtidos são impressos nas máquinas que compõem a exposição "Memórias Vivas da Imprensa". Para uma produção personalizada das folhas de papel, é aconselhável que os participantes tragam de casa desperdícios reutilizáveis como cascas de cebola, pétalas de flores, etc. E a outra, são as "Oficinas Gutenberg", para crianças dos 4 aos 12 anos, onde os participantes são levados a fazer uma viagem no tempo até à Europa do século XV, onde serão desafiados a construir um livro, através de dobragens e colagens. No final da atividade, as crianças podem decorar os trabalhos, imprimindo nas máquinas expostas. Para uma recordação especial, o Museu poderá criar uma gravura personalizada para o grupo. O museu está aberto para visitas todos os dias à tarde (inclusive domingos e feriados) das 15h às 20h, e pela manhã de terça a sexta das 10h30 às 12h30, mas para participar nas atividades é necessário fazer inscrição prévia (para escolas, somente de segunda a sexta, nesses mesmos horários). Ver mais informações em www.museudaimprensa.pt.

MUSEU DAS MARIONETAS DO PORTO

Rua das Flores, 22, Porto

Tel. 222 083 341

Marionetas Há 25 anos que o Teatro de Marionetas do Porto constrói marionetas, objetos, adereços e cenários para as suas criações. Um aniversário é um momento sempre especial para celebrar a vida. E a vida do Teatro de Marionetas do Porto é este ano celebrada de uma forma especial com a abertura do Museu das Marionetas do Porto. A abertura do museu tem a forma de um poema do presente, lugar de encontro do passado e do futuro e agora esses depósitos de sonhos vão poder ser partilhados, encontrando novas formas. Exposição permanente, de segunda a sábado, das 11h às 18h. Ver mais informações em http://www.marionetasdoporto.pt.

ZOO SANTO INÁCIO

Rua 5 de Outubro, 4503, Avintes - Vila Nova de Gaia

Tel. 227 878 500

Animais Com mais de 1200 animais de 300 espécies, como pinguins, panteras, zebras, hipopótamos, cobras, tarântulas, macacos e muitos outros, o Zoo Santo Inácio é o local ideal para uma visita divertida e pedagógica. Entre as atrações contam-se assistir à alimentação dos pinguins de Humboldt e as demonstrações de vida selvagem, aves de rapina e répteis. Aberto de terça a domingo, das 10h às 19h30, com a última entrada às 18h. Ver mais informações em www.zoosantoinacio.com.

CENTRO MULTIMEIOS DE ESPINHO

Avenida 24, nº 800, Espinho

Tel. 227 331 190

Planetário O Planetário de Espinho propõe variadas atividades, entre as quais destacam-se quatro interessantes sessões dedicadas às crianças e às suas famílias. "O Mistério da Bola de Fogo", aos sábados, domingos e feriados às 17h, para maiores de 4 anos. "Química do Universo", aos sábados, domingos e feriados às 16h, para maiores de 12 anos. "Viagem a um Buraco Negro", aos sábados às 15h, para maiores de 12 anos. E "Acampar com as Estrelas", aos domingos e feriados às 15h, para maiores de 10 anos. O Observatório Astronómico, que está equipado com um dos maiores telescópios a nível nacional, durante as épocas mais propícias para observação, nomeadamente no verão, oferece atividades como "Ciências nas Férias" e "Astronomia no Verão", com o apoio do Ciência Viva. As atividades do Observatório prestam também atenção a efemérides astronómicas mais esporádicas, por forma a permitir a observação de eclipses, asteroides ou supernovas, entre outros. Ver mais informações em www.multimeios.pt.

PARQUE TEMÁTICO MOLINOLÓGICO

Ponte da Igreja, Ul - Oliveira de Azeméis

Tel. 256 683 170

Moinhos Ao visitar o parque, as crianças poderão assistir à moagem de diferentes tipos de cereais em moinhos de água e à confeção do pão tradicional de Ul e ver os materiais expostos no Núcleo Museológico do Moinho e do Pão. Todos os dias (salvo as terças, quando está encerrado), das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30. Para visitar todos os núcleos, é aconselhável fazer marcação prévia. Ver mais informações em http://www.cm-oaz.pt/oliveira_de_azemeis.1/espacos_naturais_2.297/parque_tematico_molinologico.299.html.

MUSEU DA CIÊNCIA - LABORATÓRIO CHIMICO

Largo Marquês de Pombal, s/n, Coimbra

Tel. 239 854 350

Ateliês O Museu da Ciência oferece aos mais novos diversos ateliês no âmbito do programa Sábados no Museu. O próximo ateliê vai ser "O Alfaiate e a Lua", para crianças dos 3 aos 5 anos. Neste ateliê, vai ser contada uma história sobre a nossa Lua e, no meio das suas peripécias, os mais pequenos vão ficar a conhecê-la muito melhor. Será que os pequenos sabiam que a Lua não está sempre igual? Pois é, o alfaiate não sabia... No dia 27 de abril, das 15h às 16h. E a seguir vai ser o ateliê "Às Voltas com as Cores", para crianças dos 5 aos 7 anos. Quantas cores tem a cor preferida de uma pessoa? Neste ateliê vai ser possível descobrir as cores escondidas na tinta de um marcador e perceber que a luz branca, afinal, contém todas as cores do arco-íris. No dia 4 de maio, das 15h às 16h30. Além disso, com o programa Aniversário no Chimico, o museu convida os jovens a vir fazer a festa de anos, durante três horas, nas suas instalações, aos sábados, das 10h às 13h, ou aos domingos, das 10h às 13h e das 15h às 18h. Estas atividades exigem marcação prévia. Ver mais informações em www.museudaciencia.org.

Pedro Andrade

maisnovos@expresso.impresa.pt