Segurança

Fraude: Instituto de Gestão Financeira da Educação recupera os €2,5 milhões desviados

Instituto de Gestão Financeira da Educação conseguiu recuperar os 2,5 milhões de euros que foram transferidos na sequência de um esquema de fraude. Ministério da Educação abriu um inquérito

Urbazon/Getty Images

O Instituto de Gestão Financeira da Educação (IGeFE) recuperou os 2,5 milhões de euros que foram transferidos na sequência de um esquema de fraude. A burla milionária tinha sido revelada esta quarta-feira pelo Ministério da Educação.

Num novo comunicado enviado em menos de 24 horas, o Governo revelou agora que "o rápido reporte do IGeFE às autoridades competentes – que estão a investigar o caso – permitiu que todas as entidades envolvidas na operação, incluindo o sistema bancário, conseguissem recuperar as verbas esta manhã".

Desta forma, foi frustrada a tentativa de fraude que envolveu três transferências bancárias, realizadas este mês, para o pagamento a uma empresa que presta serviços informáticos, tendo as verbas sido transferidas para um IBAN de uma outra entidade.

Segundo o ministério, "tendo-se apercebido que a empresa que tinha prestado os serviços não estava a receber os pagamentos, o IGeFE apresentou de imediato uma denúncia à Polícia Judiciária, que se encontra a investigar o caso".

O caso levou à demissão do presidente do conselho diretivo do IGeFE e neste momento o Ministério da Educação ordenou a abertura de um inquérito interno.