Morreu , aos 85 anos, Tony Curtis. O ator norte-americano, que se destacou em filmes como "Quanto Mais Quente Melhor" ("Some like it hot"), de Billy Wilder - no qual contracenou com Marylin Monroe-, dedicava-se ultimamente à pintura, depois de uma longa carreira no cinema, participando tanto em comédias como em dramas.
Apesar de se ter convertido em galã de Hollywood nas décadas de 60, revelou-se um ator "dotado de humor e delicadeza", qualidades que saltam à vista em filmes como "Houdini" (1959), de G. Marshall.
Nomeação para o Óscar
Nomeado para o Óscar de melhor ator pelo filme "Os Audaciosos" (1958), de Stanley Kramer, um drama co-protagonizado por Sidney Poitier, entrou em mais de uma centena de produções, como "Spartacus" (1960), "Sweet smell of success" (1957) e "The outsider" (1961.
Tony Curtis era o nome artístico de Bernard Schwartz, que nasceu a 03 de junho de 1925 no Bronx, um bairro de Nova Iorque, filho de imigrantes judeus da Hungria. O ator só mudaria o seu nome quando assinou contrato com os estúdios da Universal.
Ficou também conhecido pelos romances tórridos com várias atrizes de Hollywood. Foi casado com a atriz Janet Leight, com quem teve uma filha, a também atriz Jamie Lee Curtis.
O ator tinha sido hospitalizado em julho com problemas respiratórios.