Sociedade

Morreu John Severin, ilustrador de "O Incrível Hulk" (1921-2012)

John Severin, um dos fundadores da revista "Mad" e ilustrador de títulos como "O Incrível Hulk" morreu no passado domingo, na cidade de Denver, Colorado. Tinha 90 anos.

Maria Luiza Rolim(www.expresso.pt)

Morreu John Severin, uma das figuras de referência da BD. Foi um dos fundadores da "Mad", prestigiada revista cómica norte-americana, e ilustrou títulos da Marvel Comics como "O Incrível Hulk" e "Namor". A sua morte foi anunciada pela família, através de comunicado.

O ilustrador norte-americano dedicou 60 anos de sua vida à profissão. Em 2003, quando assinou a ilustração da controversa série de "Rawhide Kid", na qual o herói é apresentado como homossexual, John Severin enb treou para o Will Eisner Hall of Fame.

Começou a desenhar profissionalmente aos dez anos de idade, quando a "The Hobo News" comprou alguns dos seus desenhos. Durante o pós-guerra, entrou para o universo da BD, a ilustrar várias publicações.

Destacou-se por seu trabalho na EC Comics - editora norte-americana de "comics books"  especializada em BD de horror, guerra e ficção científica -, como "Two-Fisted Tales" e "Frontline", e na Marvel, em especial no género "wertern".

Seis anos depois de ajudar a fundar em 1952 a "Mad", foi co-fundador da "Cracked", outra publicação no género, para a qual desenhou durante 45 anos.