Exclusivo

Lifestyle

Pedalar nas antigas linhas de comboios...

...que rasgaram montes e atravessaram rios, sempre à procura dos traçados mais planos, que agora se revelam ideais para percorrer em família. Onze ecopistas à sua espera

Ecopista do Dão De Viseu a Santa Comba Dão, no sossego da Natureza

Em 1952, ano em que a rede ferroviária em serviço atingiu o seu valor máximo, Portugal tinha 3620 quilómetros (km) de linhas férreas. Atualmente tem 2526 km em exploração. Dos 1094 km desativados, cerca de 332 km estão transformados em ecopistas — termo oficial que designa as vias verdes resultantes da reconversão de canais ferroviários desativados —, que tivemos o prazer de percorrer quase na totalidade e de que deixamos aqui registo.

Por onde passavam comboios circulam agora pessoas a pé, de bicicleta e de patins, embaladas pela banda sonora da Natureza, sem o barulho de veículos motorizados — aqui interditos — a importuná-las. São percursos para fazer sem pressa, onde sabemos de antemão que não vão aparecer subidas íngremes e onde acabamos por relaxar e parar dezenas de vezes — seja para trocar dois dedos de conversa com quem nos cruzamos, seja para apreciar e fotografar paisagens únicas, seja para dar um mergulho naquele rio que nos aparece no caminho. E são estas características que tornam estas pistas tão especiais, verdadeiramente indicadas para pessoas dos 8 aos 80 anos que privilegiem o exercício físico moderado e ao ar livre.

Lifestyle