Exclusivo

Justiça

“Reafirmo a conduta homofóbica do senhor Casimiro”: Pinho faz participação disciplinar contra procurador que arquivou queixa de Ivo Rosa

O ex-ministro da Economia não se conforma com o arquivamento do processo-crime contra o procurador Carlos Casimiro de quem o juiz Ivo Rosa fez queixa por insultos homofóbicos. Pinho vai apresentar uma participação disciplinar que tem como alvo o magistrado que a arquivou: Jorge Mariano. Manuel Pinho acusa este procurador de “parcialidade corporativa” e “falta de educação”.

Manuel Pinho vai fazer uma participação à Procuradora-geral da República contra Jorge Mariano, o procurador da Relação de Guimarães que decidiu arquivar a queixa do juiz Ivo Rosa contra o procurador Carlos Casimiro.

Pinho, que está a ser julgado no Tribunal Criminal de Lisboa por corrupção, fraude fiscal e branqueamento, não é parte do processo, mas foi uma denúncia dele também a Lucília Gago que deu origem a um processo disciplinar e à queixa-crime de Ivo Rosa contra Carlos Casimiro por difamação. Em causa estava o facto de Casimiro ter dito que Rosa tinha um “trauma homossexual”.