"A escultora, pintora e ceramista Bela Silva inaugurou uma nova exposição de pintura e de desenhos intitulada "Stag Night", na galeria de arte Alecrim 50 (Rua do Alecrim 48-50), em Lisboa.
Os animais e as bestas voltam a ser os protagonistas das suas obras, agora inspiradas nas pinturas de caça francesas do século XVIII. Cenas de luta em tela representadas através seu singular traço provocador, divertido, enigmático e metafórico.
"Nesta obra está o melhor que fiz até hoje. Abri outros caminhos. Já não represento os bichos e os monstros de uma maneira tão figurativa. Passei para outro plano, para uma maior abstracção e complexidade. Já não se sabe onde está a pata e o focinho. Nem quem morde quem. Quem come ou é comido? Talvez seja uma metáfora da vida. Why not?".
No currículo de Bela Silva, considerada pelos especialistas como a ceramista portuguesa mais importante da nova geração de artistas de azulejaria, está a criação de painéis de azulejos do metro de Alvalade, várias ilustrações para o jornal New York Times, e o facto de ter chegado a expôr as suas peças ao lado das de Andy Warhol.
Nesta mostra que estará patente até 31 de Outubro, a artista plástica revela pela primeira vez os seus desenhos e esboços de caderno, feitos no decurso das muitas viagens e visitas a museus onde registou peças únicas que foi descobrindo. "Algumas delas com muito humor, verdadeiramente inesperadas para determinada época". Apesar de orgulhosa do resultado do seu trabalho, Bela Silva afirma estar ansiosa por criar sobre outras realidades. "Já estou farta de pintar cães e veados. Agora quero inspirar-me noutros mundos".