Coronavírus

Covid-19. Pessoas com 30 ou mais anos já podem ser vacinadas sem marcação

A modalidade Casa Aberta, que permite receber a vacina contra a covid-19 sem fazer uma marcação, mantém-se disponível para as pessoas com 18 ou mais anos que foram vacinadas com a vacina da Janssen há 90 ou mais dias

Foto: Getty Images

A modalidade Casa Aberta, que permite receber a vacina contra a covid-19 sem fazer uma marcação, está disponível desde esta terça-feira pessoas com 30 ou mais anos.

Em comunicado enviado às redações, a Direção-Geral da Saúde e a SPMS (Serviços Partilhados do Ministério da Saúde) informam que esta modalidade passou a estar disponível para as pessoas das referidas faixas etárias que “tenham completado o esquema vacinal primário contra a covid-19 há 150 ou mais dias”, mantendo-se disponível para as pessoas com 18 ou mais anos que foram vacinadas com a vacina da Janssen há 90 ou mais dias. Para tal, devem dirigir-se aos centros de vacinação, “sem necessidade de qualquer tipo de marcação ou contacto prévio”.

O comunicado destaca ainda que está disponível, desde esta segunda-feira, o agendamento da primeira dose da vacina para crianças dos cinco aos 11 anos. O pedido deve ser efetuado no Portal de Agendamento Online.

A vacinação dessas crianças decorre nos dias 5 e 6 de fevereiro, “em exclusivo em ambiente pediátrico, no local mais conveniente, de acordo com a disponibilidade e a capacidade instaladas dos postos de vacinação existentes”.

Foram administradas, até ao momento, quase cinco milhões de doses de reforço da vacina contra a covid-19, segundo dados do mais recente relatório de vacinação da Direção-Geral da Saúde.