Coronavírus

Crianças sem agendamento, de 10 e 11 anos, podem ir vacinar-se este sábado

Governo abriu centros para quem não está inscrito. Só um quarto das crianças dos 10 e 11 anos têm hora marcada

Uma criança de sete anos é vacinada em Leipzig, na Alemanha, esta sexta-feira
MATTHIAS RIETSCHEL

As crianças de nove, dez e onze anos que ainda não foram inscritas para a vacinação deste fim de semana vão poder dirigir-se aos centros de vacinação esta tarde", anunciou este sábado o secretário de Estado da Saúde, Lacerda Sales.

"Gostaria de dizer que hoje mesmo, durante a tarde, as crianças de 9, 10 e 11 anos, que por qualquer razão não se conseguiram agendar [para a vacina] poderão vir aos centros e vacinação e com certeza que serão vacinadas", declarou António Lacerda Sales, à margem de uma visita ao centro de vacinação de Gondomar (Porto).

O governante sublinhou que "pode ter havido, por qualquer razão, crianças que não conseguiram fazer o autoagendamento e, portanto, durante a tarde os centros [de vacinação] estarão abertos para que todas as crianças se possam vacinar, o que pode vir ainda a aumentar o número das 77 mil crianças previstas para se vacinarem no dia de hoje.

Segundo o jornal Público, apenas um quarto das crianças estavam já inscritas neste processo, num autoagendamento que encerrou sem anúncio público.

Não há ainda qualquer indicação do Governo para novas datas de agendamento.