Exclusivo

Coronavírus

Testes, testes, testes: a vacina já não chega para a vida “normal”. Especialistas pedem cuidado para não se minar confiança na vacinação

O certificado de vacinação deixa de ser suficiente para se frequentar uma série de atividades e até para se entrar em Portugal — passa também a ser necessário apresentar um teste negativo à covid-19. Há especialistas ouvidos pelo Expresso que estão contra esta dupla obrigatoriedade — “é negar a ciência”, diz um deles — enquanto mesmo os que estão a favor pedem cuidado na explicação desta medida — dizem que é importante clarificar junto das pessoas que a vacina é muito eficaz a prevenir a doença grave, hospitalização e morte mas que “não é a melhor arma para prevenir a transmissão”

Filipe Farinha

O Governo implementou uma nova medida para controlar a pandemia: exigir simultaneamente o certificado de vacinação e um teste negativo à covid para entrar em bares, discotecas e grandes eventos sem lugares marcados ou em recintos desportivos e também para entrar em Portugal por via áerea, terrestre ou marítima (com estas exceções). A regra foi anunciada quinta-feira pelo primeiro-ministro, depois de ter sido proposta numa reunião do Infarmed.