Coronavírus

Tem mais de 25 anos? Já pode marcar vacinação com senhas digitais no Casa Aberta mas é obrigatório ser no concelho da residência

A partir desta segunda-feira, entrou em vigor um novo sistema no Casa Aberta que permite marcações evitando filas de espera a quem ainda não foi vacinado e tem mais 25 anos. Restrições da vacina da Janssen deixam de existir nesta modalidade

EDUARDO COSTA/LUSA

Foi criado um sistema de senhas digitais no âmbito da modalidade 'Casa Aberta', com o objetivo de evitar filas de espera a pessoas com mais de 25 anos que queiram ser vacinadas contra a covid. Até aqui as pessoas podiam dirigir-se aos centros de saúde, mas tinham de aguardar disponibilidade.

Para usufruir da senha digital, os utentes têm de aceder ao portal da Casa Aberta e fazerem a marcação para o dia em que querem ser vacinadas, o que obrigatoriamente terá de ser no concelho da sua residência.

O sistema está em vigor na "esmagadora maioria dos centros de vacinação covid-19", e segundo informa ainda a 'task force', os utentes ao solicitarem senha digital no âmbito Casa Aberta deverão certificar-se que o centro de vacinação pretendido tem semáforo verde, informação que é fornecida no portal da Direção-Geral da Saúde.

As primeiras e segundas doses terão de ser tomadas no mesmo local, deixando de haver restrições em relação à vacina da Janssen para a faixa etária acima dos 25 anos.

"Nesta modalidade (Casa Aberta) são administradas primeiras doses de utentes elegíveis que não estejam agendados e não tenham sido infetados com covid-19 nos últimos seis meses", indica o Ministério da Saúde, lembrando que o habitual auto-agendamento de vacina está disponível para pessoas com mais de 18 anos.