Coronavírus

Covid-19. Um milhão de vacinas administradas numa semana, revela task force

Número de vacinas administradas na semana de 5 a 11 de julho "superou a estimativa inicial de 850 mil inoculações", refere a task force responsável pela vacinação contra a covid-19

RODRIGO REYES MARIN / EPA

De acordo com a task force responsável pela vacinação contra a covid-19 em Portugal, foram administradas um milhão de vacinas numa semana.

Numa nota enviada à comunicação social, a task force explica que na semana de 5 a 11 de julho foram administradas um milhão de vacinas aos residentes em Portugal continental, "um resultado que superou a estimativa inicial de 850 mil inoculações".

"Conforme anteriormente anunciado, nesta semana verificou-se um ritmo de vacinação excecionalmente elevado em função da grande disponibilidade de vacinas e da decisão de antecipar para oito semanas o intervalo entre doses da vacina da AstraZeneca", refere ainda a equipa, segundo a qual foi feito um "esforço adicional" para "reforçar a segurança de todos, numa altura de agravamento da situação epidemiológica no país".

Este "sucesso", explica-se ainda a nota, "fica a dever-se à entrega de todos os envolvidos neste complexo processo, desde os cerca de 4700 profissionais de saúde e funcionários de diversas entidades que colaboram em cada centro de vacinação".

Oito mortes e quase 1800 infetados em 24 horas.

O boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS) dá nota de mais 1782 infetados, oito mortes e 1028 recuperados em Portugal nas últimas 24 horas.

A incidência de covid-19, divulgada na atualização desta segunda-feira, voltou a subir, situando-se agora nos 315,6 no território nacional e 325,2 no Continente — os valores mais altos registados desde 15 de março, quando se iniciou a divulgação pública destes dados. Já o R(t), o índice de transmissibilidade, mostra uma ligeira descida para 1,16 na globalidade do território nacional e no Continente.