As pessoas com 30 ou mais anos já podem agendar a vacina contra a covid-19, segundo informações adiantadas pela task-force responsável pela vacinação.
Até ao momento, a ferramenta estava apenas disponível para maiores de 33 anos, mas foi alargada esta quinta-feira de modo a abranger mais pessoas.
O processo de auto-agendamento permite aos cidadãos selecionar o local e a data onde pretendem ser vacinados, recebendo depois uma mensagem no telemóvel a confirmar essas informações, bem como o centro de vacinação ao qual se devem dirigir. O passo seguinte é confirmar o agendamento, respondendo à mensagem que foi enviada.
A partir da próxima semana, que tem início a 4 de julho, vão começar a ser vacinadas as pessoas entre os 18 e os 29 anos, mas através de um agendamento central, com os utentes a receberem uma mensagem ou um telefonema dos serviços de saúde. Gradualmente, o autoagendamento ficará disponível até aos 18 anos.
Segundo os dados mais recentes, mais de um em cada três portugueses (33,8%) já tem a vacinação completa e mais de metade da população já tomou pelo menos uma dose. Portugal já recebeu 9.519.240 doses.