Exclusivo

Coronavírus

Portugal é o país da UE com mais casos da variante Delta Plus (que é afinal a já conhecida mutação nepalesa)

As autoridades de saúde da Índia afirmam ter detetado uma nova variante altamente transmissível que apelidaram de “Delta Plus”. Mas a variante não é exatamente nova e já circula em Portugal, que é, aliás, o país da UE com mais casos comunicados e o terceiro a nível mundial

Um mural pedagógico em Nova Bombaím, na Índia, um dos países mais atingidos pela pandemia de covid-19
INDRANIL MUKHERJEE / AFP / Getty Images

A Delta Plus é uma variante nova? Não, é a Delta mais a mutação K417N, daí o nome Delta Plus ou em português Delta Mais. Ou seja, é uma mutação da variante indiana, mais conhecida como mutação nepalesa. Em Portugal, há pelo menos 24 casos da Delta Plus, confirmou a ministra da Saúde esta quarta-feira.

Até agora, a Delta Plus já foi identificada em dez países, segundo o relatório da Public Health England sobre as variantes do novo coronavírus divulgado na última sexta-feira. Além da Índia e de Portugal, também já circula nos Estados Unidos, China, Japão, Nepal, Rússia, Reino Unido, Suíça e Polónia. O relatório aponta ainda que Portugal é o terceiro país com mais casos comunicados da Delta Plus, depois dos EUA (83) e do Reino Unido (36).

Portugal é, aliás, o país da União Europeia com mais casos reportados da mutação nepalesa, como corrobora um outro relatório do Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC) que cita os dados da Public Health England, publicado esta quarta-feira. O ECDC também adianta que "a proporção da variante B.1.617.2 + K417N [Delta Plus] é atualmente muito baixa nos países da UE/EEE".