Foi interrompido o ensaio clínico da vacina Oxford-AstraZeneca em crianças, anunciou a universidade esta terça-feira. Os testes, a decorrer no Reino Unido, ficam suspensos até ser conhecida a conclusão do regulador sobre a possível ligação entre a vacina e a formação de coágulos sanguíneos raros em adultos.
Segundo um porta-voz da Universidade de Oxford, a decisão não envolve quaisquer “preocupações de segurança” com este ensaio específico. Trata-se de aguardar “informações adicionais” da Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA, na sigla em inglês), a entidade que está a avaliar os casos raros de trombose identificados em adultos, precisa o comunicado emitido.
De acordo com as indicações dadas, “os pais e filhos devem continuar a comparecer a todas as visitas agendadas e podem entrar em contacto com os locais de teste, no caso de terem alguma dúvida”, cita a “Sky News”.
A MHRA investiga - num universo de 18 milhões de doses administradas - 30 casos de formação de coágulos em pessoas que tomaram a vacina da Astra Zeneca. Sete morreram.
Também a EMA, a entidade reguladora europeia, está a avaliar a possível relação entre a vacina e os casos detetados da mesma natureza, esperando-se que as suas conclusões sejam anunciadas nos próximos dias.