Exclusivo

Coronavírus

Como controlar uma epidemia: a receita dos peritos

Atingir um número de novos casos baixo mantendo sempre atenção à velocidade de transmissão são elementos fundamentais para evitar que a situação se descontrole e o país tenha de voltar a fechar

RAFAEL MARCHANTE/REUTERS

A receita parece simples, o complicado é pô-la e mantê-la em prática. Se o país conseguir alcançar um nível de incidência acumulada a 14 dias abaixo dos 60 novos casos por 100 mil habitantes e se a velocidade de transmissão se mantiver abaixo de 1 ou muito próximo disso, então pode dizer-se que a epidemia está controlada, sintetizou Baltazar Nunes, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (Insa), em mais uma reunião no Infarmed.

Neste momento, Portugal tem o Rt (índice de velocidade de transmissão) mais baixo da Europa – 0,74, embora esteja a aumentar ligeiramente desde o dia 10 de fevereiro, quando atingiu o valor mais baixo de 0,61 – e a incidência acumulada a 14 dias é de 141 novos casos por 100 mil habitantes, com tendência decrescente. A estimativa é para que o país chegue aos 60 casos por 100 mil habitantes em meados deste mês.