O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge vai apresentar esta segunda-feira "a nova abordagem de sinalização precoce de potenciais variantes genéticas que importa monitorizar". A apresentação decorrerá no Infarmed, durante a reunião de peritos onde será analisada a situação epidemiológica no país.
A notícia foi divulgada este domingo, marcado pela informação de que foram identificados sete casos de covid-19 associados à variante brasileira. Os casos foram identificados através do Núcleo de Bioinformática do Departamento de Doenças Infeciosas do INSA, no âmbito da vigilância de base genética que desenvolve para monitorizar a circulação de variantes genéticas do SARS-CoV-2 de importância epidemiológica e clínica.
Quanto à reunião de especialistas, marcada para as 14h30, contará com a presença do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro António Costa, o presidente da Assembleia da República Eduardo Ferro Rodrigues e líderes partidários, ainda antes de nova renovação do estado de emergência.
Parte dos participantes, na sua maioria especialistas, deverão fazer as suas intervenções a partir das instalações do Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, em Lisboa.