Coronavírus

Regiões optam por diferentes critérios de chamada para vacinação

Em Lisboa, as pessoas são chamadas aleatoriamente e no resto do país existe o critério da idade, sendo vacinadas primeiro as pessoas mais velhas. A Direção-Geral da Saúde não especifica os critérios de seleção

Octavio Passos/Getty Images

O processo de vacinação para pessoas com mais de 80 anos ou com mais de 50 anos e com doenças de risco associadas já começou, mas os critérios de prioridade não são os mesmos em todas as regiões. De acordo com o "Público", a Direção-Geral da Saúde (DGS) refere apenas nas normas atualizadas recentemente que deve ser feito "o mapeamento das pessoas elegíveis" e, tendo em conta as vacinas disponíveis, os agrupamentos de centros de saúde devem fazer o respetivo agendamento e convocatória.

Uma vez que não existe um critério definido a nível nacional, a Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo adiantou que a seleção "é feita de forma automática e aleatória na região" e as pessoas são convocadas "à medida que as vacinas vão sendo rececionadas".

Já na região Norte, a ARS responsável explicou que a seleção é feita de acordo com a idade: "da idade maior (por exemplo, 90 ou mais) para a menor (até 80)". O mesmo critério se aplica para o grupo de pessoas com mais de 50 e com comorbilidades. No Centro, o critério é semelhante, já que também tem em conta a idade.

No Algarve, apesar de a seleção estar focada também na idade, está também na "gravidade das comorbilidades associadas".

Ao "Público", Nuno Jacinto, presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, adiantou que vários sindicatos dos médicos já "pediram um esclarecimento e estão a aguardar".