Coronavírus

Frio explica uma em cada quatro mortes por excesso registadas em janeiro

Dados preliminares do INSA revelam que cerca de 24% da mortalidade em excesso registada no primeiro mês do ano pode estar relacionada com as baixas temperaturas

MÁRIO CRUZ/LUSA

Os dados preliminares do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) revelam que uma em cada quatro mortes em excesso registadas em janeiro estão relacionadas com o frio.

Ao "Jornal de Negócios", Ana Paula Rodrigues, médica do departamento de epidemiologia do INSA, referiu que "entre 28 de dezembro e 31 de janeiro, cerca de 69% da mortalidade em excesso é potencialmente atribuída à covid-19 e cerca de 24% é atribuível às baixas temperaturas".

De acordo com o INSA, estima-se que no primeiro mês do ano tenha sido registado um excesso de mortalidade de cerca de nove mil mortes, um valor 74% acima da linha de previsões do instituto.

Em relação ao excesso de mortalidade provocada pelas baixas temperaturas, Ana Paula Rodrigues adiantou que "a covid-19 e o frio são dois fatores que não se somam, é pior do que isso, potenciam-se". "O frio obriga a um maior esforço do organismo para manter a temperatura corporal e doentes com problemas cardíacos e respiratórios ficam mais vulneráveis. Além disso, no curso natural de uma infeção, o frio agrava a situação do doente".