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Coronavírus

“É importantíssimo que a escola à distância não faça com que as crianças deixem de gostar de aprender”. Ana Vasconcelos, pedopsiquiatra

Para aprenderem, as crianças precisam da curiosidade e da criatividade que lhes são inerentes. A escola à distância pode distanciá-las. Não basta aos professores "darem matéria". Depois entra o medo, de que muito se fala mas com quem raramente se fala. Para a pedopsiquiatra Ana Vasconcelos, o papel dos pais em casa deve começar por zelar pelo bem-estar dos filhos. Não há fórmulas, mas há caminhos. E duas palavras a reter: protagonismo e amor

EUA. Por todo o mundo, milhões de crianças como Lydia, que vive em Brooklyn, Nova Iorque, deixaram de poder ir à escola
Caitlin Ochs / Reuters

As crianças também sofrem com a pandemia, muitas vezes em silêncio. Algumas passam diariamente pelo consultório da pedopsiquiatra Ana Vasconcelos, neste momento a atender "imensos jovens com problemas de ansiedade". Pode a escola à distância ser mais um fator desestabilizador? Para a médica especializada em psiquiatria da criança e do adolescente e membro fundador da Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica, essa será a condição de parte dos alunos. Para o contrariarem, professores e pais devem conversar insistentemente. Aos primeiros pede-se que não se preocupem em apenas em "dar matéria". Os segundos devem estar atentos a sinais de sofrimento e antecipá-los, mostrando aos mais novos que também são protagonistas da pandemia

Que impacto tem este novo encerramento das escolas na aprendizagem das crianças?

As qualidades do ensino à distância são muito diferentes. Os miúdos do ensino primário ainda têm um pensamento com dificuldades em estar muito tempo sem um substrato concreto. Os professores têm de arranjar metodologias para que as crianças se mantenham interessadas no que dizem e para que, ao fim de algum tempo, continuem a trabalhar sozinhas, sem o grupo e sem o professor. O que se aconselha é que os professores analisem as características das turmas e dos alunos e tentem encontrar métodos para eles, tanto no modo como na frequência com que dão as aulas.