Coronavírus

Desde 1980 (pelo menos) que nunca morreram tantas pessoas em Portugal como a 20 de janeiro

Dados do sistema de vigilância da mortalidade em tempo real revelam que já morreram tantas pessoas nos primeiros 20 dias de 2021 como em todo o mês de janeiro do ano passado. E as mortes por covid-19 registadas neste mês de janeiro já correspondem a 28% do total

ESTELA SILVA

Desde 1980, ano em que começaram os registos diários do número de mortes em Portugal, que não morriam tantas pessoas como nesta quarta-feira. O dia 20 de janeiro ficou marcado pela morte de 721 pessoas, segundo os dados avançados pelo "Jornal de Notícias" e disponíveis no portal eVM - sistema de vigilância da mortalidade em tempo real. Os dados são atualizados em tempo real, pelo que podem ainda subir.

Outro dado que mostra o aumento do número de mortes este ano - quer provocadas pela covid-19, quer por outros motivos -, refere-se à comparação entre os meses de janeiro dos últimos anos. Entre o primeiro dia de 2021 e o dia 20 morreram quase tantas pessoas como em todo o mês de janeiro do ano passado.

Nos últimos sete dias, segundo os dados do eVM, registou-se uma média diária de 675 óbitos, tendo em conta todas as causas de morte.

O número de óbitos causados pela covid-19 nos primeiros 20 dias de janeiro corresponde a 28% do total.