Coronavírus

Covid-19. Marcelo tem 'luz verde': debate desta noite com Ventura será presencial

Presidente da República está em situação de baixo risco e o debate com André Ventura, às 21h00 desta quarta-feira, na SIC, será presencial. Marcelo Rebelo de Sousa esteve em contacto com um elemento da Casa Civil que testou positivo para a covid-19

PEDRO PINA/LUSA

O Presidente da República ficou em isolamento profilático preventivo, depois de ter tido contacto, na segunda-feira, com Paulo Magalhães, assessor da Presidência, que testou positivo para a covid-19. Mas depois de ter aguardando as diligências das autoridades de saúde, que procederam à análise de risco, e de ter realizado dois testes - de antigénio e PCR, vulgo teste da zaragatoa -, ambos com resultado negativo, Marcelo foi autorizado a manter o debate presencial que tem marcado para a noite desta quarta-feira com André Ventura, na SIC, às 21h00.

No portal da Presidência da República na Internet, onde a notícia foi divulgada, a nota apenas refere que o chefe de Estado "teve contacto, na passada segunda-feira, com um elemento da Casa Civil, cujo resultado positivo ao SARS-CoV-2 foi conhecido esta manhã".

No Twitter, o diretor-geral de informação do grupo Impresa, Ricardo Costa, já confirmou que se aguarda a confirmação sobre o formato do debate.

Ainda antes de ter o resultado dos testes, Marcelo Rebelo de Sousa manifestou "a esperança de poder ir ao debate presidencial de hoje" com André Ventura, "aguardando luz verde das autoridades sanitárias".

Segundo fonte de Belém, o contacto do Presidente da República com o referido elemento da sua Casa Civil foi "muito breve, muito curto, com máscara, para dar indicações sobre determinadas questões internas, à margem das audiências aos partidos".

No Twitter, André Ventura deixou uma frase enigmática, que parece levantar suspeitas sobre o isolamento profilático do Presidente da República. “Ele há coincidências (quase) providenciais”, escreveu o líder do Chega.

Notícia atualizada às 14h24