Coronavírus

Covid-19. Regulador europeu deverá aprovar vacina da Pfizer a 23 de dezembro

Agência Europeia de Medicamentos antecipa avaliação que estava inicialmente agendada para 29 de dezembro

DADO RUVIC/REUTERS

A Agência Europeia de Medicamentos (AEM) deverá emitir um parecer positivo relativamente à vacina contra o novo coronavírus da Pfizer, em parceria com a BioNTech, já a 23 de dezembro, avança a agência Reuters esta terça-feira, citando fonte do Governo alemão.

"Sim, a EMA será feita a 23 de dezembro", disse a fonte, referindo-se à revisão do regulador da vacina da Pfizer BioNTech, que coloca os países da UE no bom caminho para se aproximarem dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha, onde estão em curso campanhas de imunização.

O Ministro da Saúde alemão Jens Spahn disse também numa conferência de imprensa que esperava que a União Europeia aprovasse a vacina antes do Natal, abrindo um caminho para inoculações antes do final do ano.

A EMA disse no início de Dezembro que tencionava emitir a sua opinião sobre a vacina BioNTech/Pfizer até 29 de dezembro, e sobre outra inoculação desenvolvida por Moderna até 12 de janeiro.

A vacina já está a ser lançada em países incluindo os Estados Unidos, Grã-Bretanha e Canadá, na sequência de vereditos positivos por parte dos reguladores desses países.
Uma porta-voz da EMA reiterou que o regulador iria decidir até 29 de dezembro, o mais tardar, no âmbito da revisão em curso de um pedido de aprovação condicional de comercialização.