Coronavírus

Covid-19. Centros de saúde já estão a identificar utentes prioritários para vacina

As diretrizes ainda não chegaram aos centros de saúde, mas estes estão já a identificar os utentes com mais de 50 anos e com patologias associadas. O objetivo é saber “onde estão esses doentes e onde podem receber a vacina”

ESTELA SILVA/LUSA

Os centros de saúde já começaram a preparar a primeira fase de vacinação contra a covid-19, que deverá arrancar no início do próximo ano. Segundo o "Correio da Manhã", as equipas de enfermagem de cada Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) estão a identificar os utentes com mais de 50 anos e com patologias associadas, que serão os primeiros a tomar a vacina.

"Apesar de estas diretrizes ainda não terem chegado, sabemos que vão chegar. E os centros de saúde já sabem o que será preciso fazer, pois temos um Plano Nacional de Vacinação com um sistema muito bem montado. Estes sabem que é melhor não deixar tudo por fazer até ao dia 29", explicou António Carlos Silva, delegado de saúde regional de Lisboa e Vale do Tejo. O objetivo é saber "onde estão esses doentes e onde podem receber a vacina", acrescentou.

Rui Nogueira, presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, defende que este processo tem de ser feito o mais rápido possível: "Certezas só quando soubermos quantas vacinas vamos ter, mas afinar critérios, criando fases dentro das fases, é essencial, porque não vai haver tempo para esperar".