Exclusivo

Coronavírus

Vacina contra a gripe pode mesmo potenciar imunidade contra o coronavírus? Novo estudo sugere que sim

Pesquisa, ainda preliminar, é a mais recente a concluir que a vacinação contra a gripe reforça as defesas contra o SARS-CoV-2 e pode diminuir a mortalidade por covid-19. Para o especialista Jorge Gonçalves, a principal ideia a reter é que “há ganhos em fazer a vacina contra a gripe”, ainda que o estudo tenha testado uma população com cerca de 40 anos, “que não corresponde à faixa etária a sofrer as consequências mais graves da infeção”

Jens Kalaene/picture alliance/Getty Images

A vacina contra a gripe pode estimular o sistema imunológico a combater o novo coronavírus ao fortalecer a chamada imunidade inata, sugere um novo estudo - ainda preliminar - que pela primeira vez analisou os efeitos da vacina a nível molecular quando em presença do novo vírus SARS-CoV-2. Segundo a conclusão do estudo, realizado na Holanda, a vacina pode proteger até do contágio.

Na prática, a imunidade inata refere-se à primeira linha de defesa, que é ativada mal é detetada a entrada de um patógeno no organismo. Inclui as células que conseguem identificar a ameaça, entrando em ação, o que significa também enviar o alerta para que outras sejam chamadas a combater a infeção.