A farmacêutica Pfizer anunciou que a vacina para a covid-19 em que está a trabalhar está a mostrar uma eficácia de 90%. Na habitual conferência de imprensa de acompanhamento da pandemia, Graça Freitas, directora-geral da saúde, disse que, “se a eficácia se confirmar, será das melhores vacinas que teremos.”
“Esperemos que os ensaios se venham a concretizar”, acrescentou ainda a responsável da DGS, lembrando que a vacina da Pfizer é um dos fármacos inseridos nos “mecanismos europeus de vários tipos de vacinas e marcas” de que Portugal faz parte, dado que “as aquisições” das futuras vacinas serão feitas, justamente, “a nível europeu”.
Em relação ao estado da pandemia no país, Graça Freitas alertou para o “momento extremamente crítico” que são os convívios nos momentos das refeições: “Fazer refeições apenas com o núcleo familiar básico seria o ideal”, diz. “O convívio é muito bom mas é um momento de alto risco”, explicou, recomendado ainda às pessoas para não partilharem “comidas e bebidas.” “Estamos perto uns dos outros, num ambiente descontrolado, não temos mascara para ter alguma proteção”, lembrou.
Outro apelo à população dado por Graça Freitas: “As pessoas não deviam tomar a iniciativa de elas próprias pedirem testes, deviam esperar por uma requisição médica, por um conselho médico.” “Não é de todo aconselhável fazer testes sejam eles quais forem sem prescrição médica”, disse a diretora-geral da DGS, pedindo disciplina e paciência “por uma prescrição médica para fazermos um teste”.
Questionada sobre a razão pela qual a DGS não publica os dados sobre o número de infeções por concelho há duas semanas, Graça Freitas indicou que está a ser fornecida “informação que tem a ver com taxa incidência acumulada nos últimos 14 dias”, seguindo o critério já conhecido dos 240 casos por cada mil habitantes. É uma “situação dinámica”, recordou, dado que no futuro alguns concelhos poderão sair da lista e outros concelhos passar a fazer parte da mesma. Assim, os dados de casos ativos “merecem ser publicados na altura certa”, diz Graça Freitas, apontando que tal será feito ainda esta semana, em coordenação com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.