Coronavírus

Covid. Trump hospitalizado “por precaução” - antes de ir gravou um vídeo: “Penso que estou muito bem”

Presidente dos EUA está infetado com o novo coronavírus. Antes de ser hospitalizado gravou um vídeo a agradecer o apoio e a explicar o ponto da situação. À saída da Casa Branca rumo ao hospital surgiu de máscara, uma imagem rara. Médico da Casa Branca já tinha dito que Trump recebeu um cocktail de anticorpos experimental

The Washington Post

É uma medida de cautela, diz a Casa Branca: Donald Trump vai ser internado num hospital militar depois de ter dado positivo num teste à covid-19, esta sexta-feira. "Por precaução, e depois da recomendação do seu médico e de outros peritos, o Presidente vai trabalhar nos escritórios presidenciais de Walter Reed [hospital militar] nos próximos dias". Ou seja, Trump mantém as suas funções oficiais, não havendo delegação no seu vice, Mike Pence.

O Presidente dos EUA divulgou um vídeo minutos antes de sair rumo ao hospital, publicado no Twitter. Nessas imagens explica que a primeira-dama dos Estados Unidos, Melania Trump, também ela infetada, está bem e agradeceu todo o apoio que tem recebido. Sobre ele próprio disse assim: “Penso que estou muito bem”.

Antes de entrar no helicóptero que o transportou para o hospital militar, Trump virou-se para as câmaras e ergueu o polegar para dizer que está tudo bem, tudo tranquilo. Foi a primeira aparição do Presidente no exterior, já que o vídeo divulgado no Twitter foi gravado no interior da Casa Branca.

Donald Trump, que tem 74 anos, foi aconselhado a hospitalizar-se para ser imediatamente socorrido caso o seu estado de saúde se agrave. Esta notícia surge depois de o médico da Casa Branca Sean P. Conley ter dito que o Presidente se encontra "fatigado mas bem disposto".

O médico da Casa Branca também tinha anunciado que Donald Trump recebeu um cocktail de anticorpos experimental para tratar o vírus. A CNN tinha revelado anteriormente que o Presidente tinha febre desde a manhã desta sexta-feira.

As ações de campanha de Donald Trump vão ser adiadas ou virtuais, soube-se também esta sexta-feira, quando falta um mês para o dia das eleições - estão marcadas para 3 de novembro. O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, vai continuar na estrada.

Esta sexta-feira soube-se também que Joe Biden deu negativo depois de fazer o teste à covid, ele que debateu terça-feira com Donald Trump naquele que foi considerado um dos piores debates presidenciais da História dos EUA.