As restrições à mobilidade impostas em dez municípios madrilenos, incluindo a capital Madrid, entrarão em vigor às 22h desta sexta-feira, de acordo com o anunciado pelo conselheiro da Saúde da Comunidade de Madrid, Enrique Ruiz Escudero. Os controlos serão informativos até que as medidas sejam promulgadas pela autoridade judiciária, detalhou o Ministério da Justiça.
Em cada um destes municípios não será permitida a entrada ou saída salvo para atividades “devidamente justificadas”, passando a vigorar mais reduções no horário de funcionamento e lotação dos estabelecimentos comerciais e hoteleiros.
Ficam abrangidos pela medida a capital Madrid, Móstoles, Alcalá de Henares, Fuenlabrada, Leganés, Getafe, Alcorcón, Torrejón de Ardoz, Parla e Alcobendas, onde residem um total de 4.786.948 habitantes.
Apesar da contestação inicial às disposições do Executivo central para tentar travar a propagação do coronavírus na capital espanhola, a presidente do Governo regional, Isabel Díaz Ayuso, recuou, dizendo que vão ser acatadas. Mas avançou um recurso contra o despacho ministerial.
Para já, apesar da entrada em vigor das medidas, não será possível sancionar os cidadãos. O Supremo Tribunal de Justiça de Madrid terá agora um prazo máximo de três dias para promulgar as restrições.