Exclusivo

Coronavírus

Covid-19. Impedir crianças de partilhar brinquedos? Creches garantem que há regras da DGS impossíveis de cumprir

A presidente da associação do sector está a ultimar um documento sobre as normas definidas para a reabertura das creches, considerando que algumas das regras traçadas pela Direção-Geral da Saúde não são realistas

Faz parte da pedagogia ensinar as crianças até aos três anos a partilhar os brinquedos e materiais didáticos. Mas, de acordo com as orientações que estão a ser preparadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS), a partilha passa a ser impossível a partir do dia 18, data marcada para a reabertura das creches.

"Não vamos assumir essa responsabilidade. A partilha faz parte por excelência da aprendizagem destas crianças e, nestas idades, é impossível impedir que uma criança estenda a mão e dê um brinquedo a outra", explica Susana Batista, presidente da Associação de Creches e Pequenos Estabelecimentos do Ensino Particular e Cooperativo.

Esta foi apenas uma das regras que foram comunicadas esta sexta-feira ao sector durante uma reunião no Mistério do Trabalho e da Segurança Social, que tem a tutela destes establecimentos. O encontro foi transmitido para cerca de 100 pessoas através de uma rede social, mas, na opinião de Susana Batista, ainda deixou muito por esclarecer.