Exclusivo

Coronavírus

Um regresso sem rosto. As regras e os problemas da reabertura de creches e jardins de infância

A reabertura de creches, jardins de infância e ensino pré-escolar levanta muitas questões, sendo uma das principais o uso de máscara. Quem tem de as usar? As crianças também? Que efeitos no desenvolvimento e na aprendizagem dos mais novos poderá ter uma vivência diária em “ambientes sem rosto”? O Expresso transformou em guia as análises e recomendações sobre o assunto feitas pelos psicólogos clínicos Mauro Paulino, Filipa Jardim da Silva e Sofia Gabriel

Nuno Botelho

A reabertura das creches e jardins de infância, a partir do dia 18 de maio, e dos centros de atividades e do ensino pré-escolar, a 1 de junho, vai colocar desafios e dificuldades nunca antes colocados ou vividos por crianças, pais e educadores. Dada a importância do contexto escolar para o desenvolvimento infantil, o psicólogo clínico e forense Mauro Paulino defende, por isso, que qualquer decisão deve “estar suportada em recomendações técnico-científicas - e não em medidas avulsas, de quem pouco ou nada sabe sobre crianças, e com potencial prejuízo para estas”.