Um lar na cidade de Nova Iorque registou 98 óbitos devido à covid-19 - 46 nos quais a doença já foi formalmente confirmada e outros 52 onde tudo indica ter sido ela a causa. A tragédia atingiu tais dimensões que o lar se viu obrigado a arranjar um camião frigorífico para guardar os cadáveres enquanto as funerárias vão tentando processá-los.
Mesmo numa cidade onde as mortes nos lares já ultrapassam as três mil, quase uma centena num único lar é um número chocante. "É absolutamente horrendo". disse o presidente da câmara, Bill Blasio. "É uma perda inestimável, e é simplesmente impossível imaginar tantas pessoas perdidas num único local. A única coisa que sabemos sobre os lares é que o status quo não pode continuar, para dizer o mínimo. Algo muito diferente tem de acontecer."
Situado em Washington Heights, o Isabella Geriatric Center tem 705 camas. Os familiares dos falecidos queixam-se de dificuldades repetidas em contactar o lar e de não terem sido informados da situação, embora o Isabella garanta que quando um falecimento parecia estar próximo informou sempre os parentes, para eles se poderem despedir.
Também admitiu que faltas de pessoal o obrigaram a contratar trabalhadores em agências e que teve dificuldade em arranjar equipamento protetor. Por explicar está o facto de ainda a 30 de abril o Departamento de Saúde da cidade ter registado apenas treze mortes no Isabella.
Num email citado em vários orgãos de imprensa, uma porta-voz do lar explicou: "O Isabella, como todos os lares na cidade de Nova Iorque, inicialmente teve acesso limitado a testes locais para diagnosticar rapidamente os residentes e a equipa".
"Isto prejudicou a nossa capacidade de identificar aqueles que estavam identificados e eram assintomáticos, mau grado os nossos esforços para separar rapidamente quem apresentasse sintomas", disse.
Um congressista democrata pediu formalmente ao governador e ao procurador-geral do estado que abrissem investigações. O governador Andrew Cuomo avisou que reportar números falsos é perjúrio e pode dar origem a um processo criminal.