A economia portuguesa arrisca-se a afundar até à década de 90 caso se concretizem os piores cenários, hoje em cima da mesa, quanto ao impacto da pandemia da covid-19 no consumo, no investimento e nas exportações para 2020. A brutal incerteza quanto à duração e profundidade desta repentina ‘quarentena’ económica não permite traçar mais do que cenários de crescente pessimismo. Para já, o ponto central do cenário mais adverso do Banco de Portugal (BdP) ainda aponta para uma recessão na casa dos 5%. Mas os peritos do Católica Lisbon Forecasting Lab já falam de um colapso de 20% caso a paralisação se prolongue por seis meses.
Foi entre estas duas balizas que o Expresso decidiu calcular em quantos anos pode o coronavírus fazer recuar a riqueza gerada pela economia portuguesa. Recorrendo à série do PIB a preços constantes — e assumindo uma taxa de inflação na ordem dos 0% em 2020 —, eis o trambolhão esperado para este ano.
Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler. Para aceder a todos os conteúdos exclusivos do site do Expresso também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso.
Caso ainda não seja assinante, veja aqui as opções e os preços. Assim terá acesso a todos os nossos artigos.