Coronavírus

Covid-19. Plano de 1,85 biliões de euros para relançar economia dos EUA tem luz verde do Senado

A Câmara dos Representantes terá ainda de se pronunciar, antes da promulgação por Donald Trump

NurPhoto/GETTY

O chefe da maioria republicana no Senado dos EUA anunciou esta quarta-feira um acordo com os democratas e a Casa Branca de dois biliões de dólares para relançar a primeira economia mundial, atingida pela pandemia da covid-19.

O plano histórico de 1,85 biliões de euros terá ainda de ser aprovado pela Câmara dos Representantes, cuja maioria é democrata, antes de ser promulgado pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

"Após dias de intensas discussões, o Senado chegou a um acordo entre os dois partidos [democrata e republicano] sobre um plano histórico (...). Aprovaremos este texto ainda hoje", afirmou o senador republicano Mitch McConnell.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 400 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram cerca de 18.000.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, os EUA caminham para ser o novo epicentro da pandemia, depois da China e da Europa.