Exclusivo

Coronavírus

Covid-19. CIP faltou à reunião de líderes com autoridades de saúde - sindicatos saíram preocupados

Nenhum representante da Confederação da Indústria foi à reunião dos especialistas em Saúde com as principais figuras do Estado. E as duas centrais sindicais saíram "preocupadas" com o impacto que a Covid 19 pode ter no emprego e nos cofres da Segurança Social. Só parece ter havido uma única boa notícia: o fecho das escolas já teve efeito, traduzido num ligeiro abrandamento da curva da epidemia

António Saraiva, presidente da CIP
MANUEL DE ALMEIDA/Lusa

O patrão da indústria, António Saraiva, não foi à reunião que, durante toda a manhã desta terça-feira, juntou altos responsáveis políticos, parceiros sociais e especialistas em epidemiologia. E a CIP não enviou qualquer representante. "Era só para dirigentes das organizações e eu não estava disponível, por outros compromissos inadiáveis para resolver situações nas empresas", disse Saraiva ao Expresso.

Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo, também não compareceu, mas fez-se representar por um outro dirigente da organização. O facto de este ser um dos sectores mais atingidos pelo surto da Covid 19, leva os dirigentes dos patrões a estar "com a cabeça debaixo de água", disse ao Expresso. Ainda esta segunda-feira, as confederações patronais estiveram reunidas com o Governo e sindicatos na Concertação Social durante várias horas. O encontro de hoje, que se previa durar apenas entre as 10 e as 11 horas, acabou por se prolongar até às 13 e 30.