Exclusivo

Coronavírus

Daniel Sampaio: “Não é fácil resistir à melancolia de olhar pela janela e ver o mundo lá fora. Mas a epidemia vai passar”

O psiquiatra Daniel Sampaio explica como as famílias podem lidar com uma situação prolongada de confinamento. Ensina o que se deve fazer com a exuberância dos adolescentes, a sua maior especialidade, e com a experiência de quem já viu muito ao longo de 74 anos, reconhece que a prova não será fácil para nínguém, mas lembra também que a História já ensinou que tudo passa e também esta epidemia vai ter um fim

Daniel Sampaio é professor catedrático jubilado de Psiquiatria e Saúde Mental
Tiago Miranda

Há mais de cinco décadas que Daniel Sampaio ajuda jovens e famílias a ultrapassarem problemas de relacionamento e identidade. Desta vez, o psiquiatra enfrenta uma crise que não poupa ninguém: a epidemia de covid-19.

A pedido do Expresso, Daniel Sampaio dá conselhos concretos a quem terá de viver longas semanas fechado em casa. Filhos e pais terão de aprender a evitar conflitos e reforçar os laços de união. O psiquiatra dá especial atenção aos adolescentes, que vivem um período caracterizado pela afirmação da personalidade e precisam de estar em grupo, situação de que agora se veem privados.