Coronavírus

Cinemas NOS encerram em Portugal

As 219 salas de cinema exploradas pela empresa fecharam ao público esta segunda-feira. "É a medida adequada numa fase em que é crítica a permanência em casa das pessoas e das famílias portuguesas", consideram em comunicado

A NOS Cinemas decidiu encerrar todos os espaços que explora em Portugal, "face à situação da pandemia COVID19" no mundo. Ao todo são 31 complexos de cinemas e 219 salas em todo o país. A medida entra em vigor já nesta segunda-feira, 16 de março, "e será aplicada pelo tempo que se justificar".

Em comunicado, a NOS Cinemas explica que "apesar de já estarem em vigor medidas de prevenção que acautelavam a proteção de clientes e colaboradores" — como, por exemplo, a redução da capacidade das salas em 50% até um máximo de 150 pessoas por sala, a realização de sessões sem lugares marcados e o reforço da limpeza e higienização —, consideraram que o encerramento "é a medida adequada numa fase em que é crítica a permanência em casa das pessoas e das famílias portuguesas".

No sábado, a Medeia Filmes já tinha tomado a decisão de encerrar o Espaço Nimas, em Lisboa, a partir desta segunda-feira (16 de março) e até 15 de abril. A empresa espera "poder reabri-lo no dia 16 de Abril, com uma programação que oportunamente será anunciada". Os espectadores adquiriram bilhetes para sessões entre estas datas serão reembolsados.

Numa altura em que a maioria dos espaços culturais se encontram encerrados, o Expresso sugere outras formas de entretenimento. Estas são as 20 melhores séries de 2020 para ver em streaming, mas não é tudo. Estas listas têm tudo o que pode usufruir entre quatro paredes:

Para os amantes de literatura há 50 livros para ler em casa, os que preferem a sétima arte têm 50 filmes para ver no sofá, 50 séries (algumas de outros tempos) para ver deitado sem adormecer, 50 álbuns de música clássica obrigatórios para ouvir em casa e 50 álbuns de música pop para escutar sem parar.