Salvador Malheiro, vice-presidente do PSD e autarca em Ovar, recorreu ao Facebook para deixar um apelo: "A situação está muito complicada em Ovar. Por favor, cancelem o que puderem e tentem ficar em casa. Na Câmara estamos já a equacionar medidas complementares e mais drásticas".
Ao Expresso, o autarca explica a urgência da situação. "Aumentou o número de infetados em ovar. Encerrámos a Câmara. E fizemos um apelo para que as pessoas se mantenham em casa e reduzam contacto social. Apelamos também a uma redução do comércio, lazer e industria."
Entretanto, a Câmara de Ovar definiu uma série de medidas para fazer face ao surto e emitiu um comunicado:
"Tendo-se confirmado a existência de mais casos de COVID 19 no Município de Ovar, a Câmara Municipal de Ovar em articulação com a Autoridade Local de Saúde Pública / ACES Baixo Vouga decidiu, hoje, atualizar o seu Plano de Contingência, nomeadamente com o encerramento de todos os serviços municipais, incluindo o Mercado Municipal, tendo-se definido um conjunto de serviços mínimos presenciais e em teletrabalho.
Mediante este cenário, a CMOvar deixa um apelo a toda a comunidade vareira para reduzir ao mínimo toda a atividade comercial, industrial e de lazer no Município, recomendando que as pessoas se mantenham em casa sempre que possível, reduzindo o contacto social e cumprindo escrupulosamente as regras de higienização.
Estas novas medidas vigoram até ao próximo dia 3 de abril, no entanto, justificando-se, poderão ser novamente ajustadas".