Coronavírus

Ministra espanhola contaminada, vice-primeiro-ministro em quarentena, reis fizeram teste do Covid-19

Titular da pasta da Igualdade Irene Montero, tem coronavírus. É mulher de Pablo Iglesias, líder do Podemos e número dois do Executivo de Pedro Sánchez. Reis também fizeram teste e na escola das suas filhas surgiu um caso

Irene Montero e Pablo Iglesias
epa

A ministra da Igualdade de Espanha foi infetada com o novo coronavírus, anunciou esta quinta-feira o Governo de Pedro Sánchez. Irene Montero é dirigente da aliança esquerdista Unidas Podemos (UP), aliada do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) no poder. O seu marido Pablo Iglesias, líder da UP e vice de Sánchez, entrou em quarentena. São duas de várias figuras políticas espanholas afetadas pela pandemia, recorda o jornal “El País”.

“A ministra está em bom estado”, assegura o Executivo, que informou que todos os seus membros vão sujeitar-se ao diagnóstico. Os contactos governamentais internos e com terceiros vão ser reduzidos ao mínimo, já que Montero e Iglesias estiveram com todos os demais ministros nos últimos dias. Sánchez anunciou ainda uma teleconferência de imprensa, meio que utilizará para as reuniões com agentes sociais e políticos. Sábado de manhã tal acontecerá entre o chefe do Governo e os presidentes das 17 comunidades autónomas.

Montero suspeitou da doença ao sofrer tosse e sentir-se mal, quarta-feira, embora não tenha tido febre. Está com o marido na sua casa de Galapagar, nos arredores de Madrid. São pais de gémeos de ano e meio e de uma bebé de sete meses. O casal esteve, domingo passado, na manifestação do Dia da Mulher, no centro da capital, em que participaram milhares de pessoas.

Reis fizeram teste

Também os reis de Espanha, Filipe VI e Letizia, realizaram esta manhã o tete do Covid-19, informou a Casa do Rei, que suspendeu toda a agenda do monarca e anunciará o resultado quando estiver disponível. A rainha esteve na semana passada com Montero numa reunião da Associação para a Prevenção, Reinserção e Atenção à Mulher Prostituída). Terça-feira, em Paris, Filipe e Letizia evitaram contacto físico ao cumprimentarem o Presidente francês, Emmanuel Macron, e a mulher deste, Brigitte.

Na escola frequentada pelas filhas dos reis, Leonor e Sofía, surgiu um aluno infetado com Covid-19, escreve o diário “El Mundo”. As crianças continuaram a ir às aulas, por indicação do estabelecimento de ensino e da secretaria de Educação da região de Madrid, até que na quarta-feira todas as aulas foram suspensas.

Uma das vice-presidentes do Congresso dos Deputados, Ana Pastor, do Partido Popular (PP, conservador) também foi diagnosticada com coronavírus, tal como os deputados do Vox (extrema-direita) Javier Ortega Smith e Carlos Zambrano. O Congresso suspendeu toda a atividade na terça-feira e o PP convidou todos os seus funcionários a aderir ao “teletrabalho voluntário” durante 15 dias.