Faltam kits de teste para o novo coronavírus no Hospital de Santa Maria. Na quarta-feira, após terem sido descobertos dois doentes que estavam internados nos serviços de Medicina 1 e Medicina 2, a direção hospitalar tomou a decisão de testar todos os profissionais que estiveram a menos de dois metros dos infetados.
Segundo o jornal “i” esta quinta-feira, foram estabelecidos diferentes patamares de risco, mas os kits disponíveis no hospital não chegaram para testar todos os profissionais sem que se corresse o risco de esgotar reservas.
A meio da tarde, parte do grupo foi enviado para casa. Aos profissionais a quem o teste deu negativo foi pedido que se apresentassem ao trabalho e usassem máscara.
Esta opção já foi questionada pela Federação Nacional dos Médicos (FNAM). O isolamento profilático durante 14 dias tem sido a recomendação a pessoas que contactam com casos suspeitos.
INEM pronto para fazer testes no domicílio
A partir desta quinta-feira, o INEM passará a visitar a casa de doentes que tenham ligado para a linha SNS24 com a suspeita de estarem infetados com o Covid-19, e procederá à recolha de amostras de saliva para testes. O doente só será transportado ao hospital se o estado de saúde inspirar cuidados.