Equipas do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, descobriram dois casos de Covid-19 entre doentes internados há vários dias. Os dois homens, com mais de 60 anos, estavam hospitalizados com um diagnóstico de pneumonia mas só agora foi apurada a origem da infeção.
Os testes aos dois doentes, que até agora que não estavam na estatística oficial da Direção-Geral da Saúde sobre o universo de infetados em Portugal, foram realizados no início da semana por mero acaso.
O Centro Hospitalar de Lisboa Norte, que reúne os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, iniciou a realização de análises para a deteção do Covid-19 no início da semana, e por precaução, submeteu ao teste alguns doentes com pneumonia, diagnosticando estes dois casos.
Os responsáveis hospitalares estão agora a avaliar quais serão os contactos dos dois doentes que terão de ser igualmente submetidos à análise. Na lista estarão doentes, médicos, enfermeiros, outros profissionais de saúde e familiares, por exemplo. O objetivo imediato é impedir a propagação do vírus dentro do hospital. Recorde-se que foi assim, com o contágio dentro de uma unidade hospitalar, que o surto em Itália teve início.
Aguarda-se uma explicação do centro hospitalar.