Luís Sepúlveda não está em coma. A garantia é dada pela mulher do escritor chileno, em declarações ao jornal local “24 horas”. “É completamente falso. Está sedado com medicados mas não em coma”, disse Carmen Yáñez, acrescentando que a cada dia que passa o estado de saúde de Sepúlveda está a evoluir.
Yáñez lembrou que se trata de um processo lento mas salienta que Luis Sepúlveda já recuperou das complicações num dos pulmões e que o mesmo “vai acontecer com o outro”.
O desmentido surgiu pouco depois de o jornal “El Espanhol” ter dado como certo que o escritor estava em coma e com suporte respiratório.
Numa nota divulgada esta terça-feira, a Porto Editora dava conta de que o estado de saúde de Luis Sepúlveda inspirava “cuidados e preocupação”, garantindo que “continuará a acompanhar” a situação “com especial atenção, desejando-se que, em breve, possa haver boas notícias”.
Os primeiros sintomas de infeção manifestaram-se dias depois de o escritor ter estado num festival literário na Póvoa de Varzim e, portanto, todas as pessoas com quem conviveu fizeram quarentena, tendo entretanto regressado ao trabalho. “Após o período de quarentena definido de acordo com as orientações da Direção-Geral da Saúde, os trabalhadores que se encontravam em isolamento domiciliário já regressaram ao trabalho, sendo de saudar o facto de todos eles se encontrarem bem de saúde”, refere ainda a editora.