O sono é um tema. Só quem não sofre a falta dele é que não sabe o quão difícil é - por vezes quase impossível - dormir uma noite tranquila. É fundamental saber cuidar do sono, dizem os especialistas. Para quem dorme mal, eis várias coisas que pode fazer, antes de avançar como um sonâmbulo para uma clínica do sono:
Para manter um sono regular é absolutamente necessário dormir sempre à mesma hora, para o corpo se programar a saber desligar. O quarto onde se dorme deve ser um lugar exclusivo de repouso - televisões e computadores são proibidos. Se a cabeça está cheia de preocupações é aconselhável que se faça uma lista, tipo agenda da semana, para organizar os assuntos a tratar. Esta rotina limpa a cabeça. Quem tem dificuldades de sono sabe que as preocupações são o caminho mais curto para uma insónia. Nunca fazer exercício antes de deitar nem nunca comer coisas pesadas.
A cama também tem que se lhe diga. Depois de dez anos a dormir sobre o mesmo colchão, é hora de mudar. Há modelos cada vez mais sofisticados e adaptados a cada sono. Comprar um colchão novo requer tempo e dinheiro, mas é um investimento que vale a pena, garantem todos os especialistas.
Nem sempre partilhar o sono ajuda a dormir. Uma tendência que tem vindo a crescer nos últimos anos é a de os casais voltarem ao clássico "camas separadas". E, por vezes, uma boa noite de sono pode ajudar mais para a relação do que uma vida inteira a disputar o espaço.