Sociedade

Autor de lei contra pirataria viola direito de autor

Lamar Smith, membro do congresso norte-americano, redigiu uma proposta de lei que pune severamente as violações dos direitos de autor na internet, mas foi 'apanhado' no seu site com uma fotografia "roubada".

Mariana Cabral (www.expresso.pt)

Pela boca morre o peixe. O provérbio português aplica-se na perfeição à situação de Lamar Smith, republicano membro da Câmara dos Representantes dos EUA, que foi 'apanhado' a fazer precisamente aquilo que quer punir com prisão, e que está a gerar polémica na internet.

Lamar Smith é o autor da SOPA (Stop Online Piracy Act), uma proposta de lei que pretende censurar, nos EUA, todos os sites que as autoridades suspeitem que estão a divulgar conteúdo protegido por direitos de autor. Se a lei for aprovada, o governo norte-americano pode impedir o acesso a determinados sites, bloquear as suas fontes de pagamento (como contas de PayPal, por exemplo) e retirá-los dos resultados de busca e da publicidade on-line

Com a SOPA, um utilizador que seja apanhado a violar a propriedade autoral pode ser preso (até cinco de cadeia) e os sites nos quais o crime se processar poderão ser censurados, sem ordem judicial, situação que está a indignar os 'gigantes' da internet, como o Google, o Facebook e a Wikipedia - que poderão ser gravemente prejudicados.

Os críticos advogam que a SOPA é claramente exagerada - "a liberdade, a inovação e as oportunidades económicas que a internet permite estão em perigo", escreveu um administrador do Reddit, site no qual os utilizadores colocam as suas próprias notícias -, algo que Lamar Smith tem negado veementemente. 

Mas, agora, talvez o membro do Congresso norte-americano comece a compreender as críticas que são endereçadas à sua proposta de lei. É que o seu site oficial continha como pano de fundo uma fotografia... sem créditos. Só que essa fotografia - descobriu o site Vice.com - pertence ao fotógrafo DJ Schulte, que não foi contatado para autorizar a sua publicação.

Assim, de acordo com a SOPA, o site de Lamar Smith poderia ser bloqueado, por estar a utilizar material de outrem sem autorização. Entretanto, "estranhamente", de acordo com o Vice.com, o site esteve temporariamente inacessível e já não contém a fotografia em questão.

'Apagão' contra SOPA

A Câmara dos Representantes irá discutir a SOPA na quarta-feira, mas, antes, Barack Obama já mostrou algumas reticências em relação à proposta.  No blogue do site oficial da Casa Branca lê-se que o governo "não irá apoiar legislação que reduza a liberdade de expressão".

Para o dia 18, já foi marcado um 'apagão' contra a polémica proposta de lei, pelo que a Wikipedia (seção em inglês) e o Reddit, entre muitos outros sites, estarão indisponíveis. O grupo de hackers Anonymous também já manifestou apoio à ação.