O episódio de 24 de julho de 2021 que deixou parte do país sem eletricidade durante alguns minutos até foi resolvido com rapidez. Em pouco tempo o abastecimento foi reposto na maior parte dos pontos de consumo do país. Mas esta segunda-feira, 28 de abril, Portugal e Espanha mergulharam numa crise de abastecimento severa, que paralisou diversos serviços. Em casos extremos, em situações de emergência, quem é responsável por atuar? Que mecanismos são adotados? Ora, foi justamente esse tipo de informação que Portugal partilhou com a Comissão Europeia, ao enviar para Bruxelas o “Plano de Preparação para Riscos no Setor da Eletricidade”.
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Apagão: quando há uma crise na rede elétrica, quem faz o quê para resolver?
Chama-se “Plano de Preparação para Riscos no Sector da Eletricidade” e Portugal submeteu o seu à Comissão Europeia em 2022. Descreve o que fazer em caso de emergência. E pode ser pedido aos consumidores que cortem nos consumos não essenciais. Republicamos o artigo publicado originalmente há três anos no Expresso com as principais linhas de ação em cenário de crise