A exposição da Fundação Gulbenkian que assinala os 200 anos do nascimento de Charles Darwin e os 150 anos da publicação do seu famoso livro "A Origem das Espécies através da Selecção Natural", já recebeu 50 mil visitantes desde a sua abertura a 13 de Fevereiro.
Só na primeira semana a exposição recebeu 10 mil visitantes e as visitas guiadas para as escolas - mais de 600 - estão completamente esgotadas. Os pedidos que ainda chegam de professores de todo o país levaram a Fundação Gulbenkian a oferecer, como alternativa para as escolas que já não podem visitar o evento, um "pacote-escola" de divulgação e apoio (basta pedir através do endereço darwin@gulbenkian.pt).
Este pacote com material pedagógico inclui uma biografia de Darwin, um livro sobre a evolução e um manual de visita (individual) à exposição adaptado a todos os tipos de ensino (basta indicar a escola e o ano de escolaridade do grupo de alunos).
"Darwin regressa às Galápagos"
Entretanto hoje é entregue o prémio do concurso "Darwin regressa às Galápagos" promovido pela Gulbenkian, que consiste numa viagem de 10 dias às ilhas Galápagos - a principal etapa da famosa viagem de circum-navegação do naturalista britânico.
O prémio contempla duas equipas aluno/professor e concorreram escolas públicas e privadas de todo o país, do ensino básico e secundário. Cada aluno concorrente tinha de redigir uma carta de motivação a Charles Darwin para fazer uma segunda viagem às Galápagos e cada professor tinha de redigir um ensaio sobre a ideia de mentor na actualidade, tal como o famoso professor de Darwin, John Henslow.
Às 18 horas de hoje decorre também a quarta de uma série de oito conferências internacionais que a Gulbenkian organiza em paralelo com a grande exposição. Desta vez o orador é Pietro Corsi, que fala sobre o tema "Antes de Darwin: o Conceito de Espécie em meados do Século XIX".
Corsi, professor de História da Ciência da Universidade de Oxford, defende o acesso livre através da Internet aos resultados da investigação académica sobre a evolução, O investigador é considerado um dos maiores especialistas mundiais de História da Ciência e Tecnologia do século XVIII.