Há vários alunos distribuídos pelas salas, espaços comuns e corredores da escola, mas cada grupo parece saber exatamente o que fazer, tal a concentração e o silêncio com que se entregam à tarefa. Experimentam instrumentos musicais, leem, jogam. Por todo o lado há jogos de tabuleiro, brinquedos sensoriais, tintas, papéis, ferramentas de marcenaria, tecidos, impressoras 3D, equipamentos de robótica, materiais de costura, madeira e caixas de cartão. Os espaços são coloridos e dinâmicos, com mobiliário modular e paredes de vidro que deixam entrar luz natural e revelam os pátios, onde estão pneus, cordas e estruturas de escalada.
Exclusivo
Nesta escola, usam-se brinquedos para ensinar e há um professor para 10 ou 12 alunos. "E em Portugal, como é?"
Professores portugueses visitaram uma escola inovadora em Billund, na Dinamarca, de onde trouxeram várias ideias para implementar nas suas escolas. “Estudos mostram que, nos primeiros mil dias de vida, o ato de brincar estimula ligações neuronais, melhorando o desempenho académico e social", explica Patrícia Castanheira